As tecnologias digitais móveis estão cada vez mais inseridas no contexto educacional. A inserção dos artefatos tecnológicos nas práticas docentes potencializa o processo de ensino e aprendizagem em prol de uma educação inovadora. A experiência empírica desse estudo ocorreu no contexto da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), em que esteve em vigor o Ensino Remoto Emergencial (ERE). estudo teve como principal objetivo identificar as práticas docentes desenvolvidas no campo das linguagens durante o distanciamento físico, a partir dos Cenários Virtuais de Aprendizagem utilizados no processo de Ensino Remoto Emergencial no município de Jeremoabo/BA. A pesquisa tem sua abordagem qualitativa com viés descritivo. A coleta de dados ocorreu de forma virtualizada, assim, utilizou-se para a produção de dados: entrevista semiestruturada com oito professores realizadas através do aplicativo WhatsApp. Como resultado, a pesquisa apontou os Cenários Virtuais de Aprendizagem Online que foram organizados pelos professores diante da prática docente virtualizada, bem como os desafios que foram enfrentados no processo de Ensino Remoto Emergencial. Mesmo diante da pouca participação e inclusão dos alunos nas aulas remotas, bem como, falta de preparação docente para o uso das TDIC, as práticas docentes virtualizadas mais predominantes foram: gravação de videoaula, produção de podcasts, questionários online, e compartilhamento de vídeos, fotos, músicas, e atividades dos livros didáticos.