PÓS PANDEMIA: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98989 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5727 "inscrito_id" => 21216 "titulo" => "PÓS PANDEMIA: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "A pandemia da Covid-19 provocou mudanças em diversos âmbitos, a respeito disso é válido destacar o campo educacional, em que pais, professores e alunos tiveram que rapidamente se adaptar às chamadas aulas remotas. Para o andamento dessas aulas, recorreu-se, então, ao uso das tecnologias, ferramenta, que se bem mediada, pode oferecer diversos benefícios para o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, tendo em vista os pontos positivos da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) em sala de aula, o presente trabalho teve como objetivo analisar como ocorreu e como atualmente ocorre, pós pandemia, o ensino de língua inglesa mediado pelas novas tecnologias, pontuando, assim, os desafios e as contribuições que esse período trouxe para o ensino, aprendizagem e o engajamento dos alunos nas aulas de inglês. Enquanto metodologia, trata-se de um estudo qualiquantitativo, descritivo e transversal, que utilizou um questionário desenvolvido pelas pesquisadoras composto por onze questões distribuídas em objetivas e subjetivas, foi aplicado via formulário do Google a dez professores de língua inglesa que atuam na educação básica de diferentes municípios da Paraíba. No que concerne aos resultados obtidos a partir da análise descritiva dos dados e análise de conteúdo, observou-se que embora tenham ocorrido algumas adversidades em relação a adaptação e ao uso das tecnologias no período remoto, os docentes de língua inglesa, cada vez mais, estão aliando o ensino de inglês às novas tecnologias, visando justamente promover aulas mais interativas, engajadas e consequentemente um aprendizado mais eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21216_TB5727_04102023193752.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ ADELAIDE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Maria" "autor_email" => "maria132adelaide@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98989 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5727 "inscrito_id" => 21216 "titulo" => "PÓS PANDEMIA: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "A pandemia da Covid-19 provocou mudanças em diversos âmbitos, a respeito disso é válido destacar o campo educacional, em que pais, professores e alunos tiveram que rapidamente se adaptar às chamadas aulas remotas. Para o andamento dessas aulas, recorreu-se, então, ao uso das tecnologias, ferramenta, que se bem mediada, pode oferecer diversos benefícios para o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, tendo em vista os pontos positivos da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) em sala de aula, o presente trabalho teve como objetivo analisar como ocorreu e como atualmente ocorre, pós pandemia, o ensino de língua inglesa mediado pelas novas tecnologias, pontuando, assim, os desafios e as contribuições que esse período trouxe para o ensino, aprendizagem e o engajamento dos alunos nas aulas de inglês. Enquanto metodologia, trata-se de um estudo qualiquantitativo, descritivo e transversal, que utilizou um questionário desenvolvido pelas pesquisadoras composto por onze questões distribuídas em objetivas e subjetivas, foi aplicado via formulário do Google a dez professores de língua inglesa que atuam na educação básica de diferentes municípios da Paraíba. No que concerne aos resultados obtidos a partir da análise descritiva dos dados e análise de conteúdo, observou-se que embora tenham ocorrido algumas adversidades em relação a adaptação e ao uso das tecnologias no período remoto, os docentes de língua inglesa, cada vez mais, estão aliando o ensino de inglês às novas tecnologias, visando justamente promover aulas mais interativas, engajadas e consequentemente um aprendizado mais eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21216_TB5727_04102023193752.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ ADELAIDE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Maria" "autor_email" => "maria132adelaide@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }