FORMAÇÃO? PARA QUÊ?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98951 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5675 "inscrito_id" => 12926 "titulo" => "FORMAÇÃO? PARA QUÊ?" "resumo" => "Este trabalho tem como interesse a observação de modelos de formação de professores para repensar práticas formativas em vigor e como é possível redirecionar as políticas de formação inicial e continuada no intuito de consolidar uma formação que esteja conectada a interesses e necessidades dos docentes e profissionais da educação que ali atuam. Para tanto, este texto tem como pressuposto que há uma lógica intencional e um contexto de influência na formulação de políticas no campo de formação de professores, no âmbito macro, micro e dos diversos agentes imbricados. Desse modo, tem como objetivo problematizar o conceito de formação e os modelos de formação em disputa no campo, a partir da noção de práxis em Freire, apoiado em autores como Nóvoa, Imbernón, entre outros, que discutem formação inicial e continuada como um processo permanente, uma construção associada à realidade vivenciada no cotidiano docente, que está aliada às práticas. Para tanto, se constitui enquanto um estudo bibliográfico e teórico, utilizando a análise de conteúdo categorial temática de Bardin como técnica de análise. Destaca-se a partir disso, que há ainda muito a se (re) pensar acerca dos conceitos e modelos de formação que ocupam lugar hegemônico nas políticas e práticas de formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12926_TB5675_10122023235904.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICK EMANUEL TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Érick Emanuel" "autor_email" => "erickemanuel2021@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98951 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5675 "inscrito_id" => 12926 "titulo" => "FORMAÇÃO? PARA QUÊ?" "resumo" => "Este trabalho tem como interesse a observação de modelos de formação de professores para repensar práticas formativas em vigor e como é possível redirecionar as políticas de formação inicial e continuada no intuito de consolidar uma formação que esteja conectada a interesses e necessidades dos docentes e profissionais da educação que ali atuam. Para tanto, este texto tem como pressuposto que há uma lógica intencional e um contexto de influência na formulação de políticas no campo de formação de professores, no âmbito macro, micro e dos diversos agentes imbricados. Desse modo, tem como objetivo problematizar o conceito de formação e os modelos de formação em disputa no campo, a partir da noção de práxis em Freire, apoiado em autores como Nóvoa, Imbernón, entre outros, que discutem formação inicial e continuada como um processo permanente, uma construção associada à realidade vivenciada no cotidiano docente, que está aliada às práticas. Para tanto, se constitui enquanto um estudo bibliográfico e teórico, utilizando a análise de conteúdo categorial temática de Bardin como técnica de análise. Destaca-se a partir disso, que há ainda muito a se (re) pensar acerca dos conceitos e modelos de formação que ocupam lugar hegemônico nas políticas e práticas de formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12926_TB5675_10122023235904.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICK EMANUEL TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Érick Emanuel" "autor_email" => "erickemanuel2021@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }