Ao longo dos anos, os animes vem ganhando bastante visibilidade entre os jovens, entretanto, esse cenário ainda não é muito explorado no ensino e um dos motivos para a não utilização dessas obras parte do desconhecimento de como usá-las. Com isso, essa pesquisa visa analisar o anime Fullmetal Alchemist: Brotherhood, produzido pelo estúdio Bones no ano de 2009, a partir da abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS, identificando as possibilidades de utilização dessa obra em sala de aula. Para isso, utilizou-se de técnicas para análise de conteúdo, avaliando o material a partir da criação de categorias. Partindo da unidade de análise CTS, duas categorias foram definidas: a neutralidade da ciência e da tecnologia; e o poder do conhecimento. Os episódios com as discussões pertinentes foram selecionados e avaliados a partir do destaque de falas que possibilitam reflexões sobre o uso da ciência e da tecnologia para promover avanços sociais ou catástrofes, e acerca da importância da busca de conhecimento, bem como da maturidade de aceitar que nenhum conhecimento é imutável. Logo, o anime pode ser utilizado em sala de aula de modo a promover debates entre os alunos que, ao expressarem suas ideias, podem construir significado sobre os temas, acarretando uma ação mais social e pensamento crítico para a formação cidadã.