Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA TEMÁTICA EFEITO ESTUFA A LUZ DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100621
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8002
    "inscrito_id" => 9226
    "titulo" => "O USO DO JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA TEMÁTICA EFEITO ESTUFA A LUZ DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A abordagem das QSCs no ensino de química envolve ciência, tecnologia e sociedade, surgindo a necessidade do uso de metodologias diversas em sala de aula. Assim, o trabalho objetivou-se em analisar o uso do júri simulado como estratégia para abordar o efeito estufa como uma temática sociocientífica com estudantes do 2° ano. A partir desse objetivo almejou-se estimular a argumentação e analisar os conhecimentos acerca das QSCs. Diante disso, a eficiência da estratégia do júri simulado está ganhando ênfase como práticas argumentativas inseridas em sala de aula através de estudos de pesquisadores que enfatizam o uso da argumentação e a construção de explicações sobre fenômenos da natureza. Sendo assim, a metodologia foi de cunho qualitativo tendo como sujeitos 27 estudantes do 2° ano de uma instituição federal do Ensino Médio Técnico do sertão de Pernambuco. A coleta de dados ocorreu a partir de uma intervenção didática aplicada durante duas semanas a partir das etapas, quais sejam: exposição dos conceitos teóricos e esclarecimento de possíveis dúvidas; aplicação de um questionário à coleta das concepções dos estudantes sobre o tema abordado; participação da atividades práticas, júri simulado, acerca da temática “Os efeitos no meio ambiente causados pelas ações antrópicas na Fábrica de Couro de Floresta” para estimular a colaboração e o debate entre os estudantes. Enquanto a análise de dados foi a partir da perspectiva descritiva e interpretativa onde foram destacadas as principais falas dos estudantes participantes da investigação. Por fim, os resultados apontam que as QSCs exercem influência na formação dos alunos em seres ativos em sociedade, no qual eles puderam explorar tópicos acerca do efeito estufa associando as QSCs; e a aplicação do júri contribuiu positivamente, alcançando os objetivos quanto à argumentação e discussão da QSC, como também, a capacidade de associar assuntos de química à problemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9226_TB8002_03102023091322.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON ESTEFÂNIO DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON E."
    "autor_email" => "wellington.estefanio@ufrp"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100621
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8002
    "inscrito_id" => 9226
    "titulo" => "O USO DO JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA TEMÁTICA EFEITO ESTUFA A LUZ DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A abordagem das QSCs no ensino de química envolve ciência, tecnologia e sociedade, surgindo a necessidade do uso de metodologias diversas em sala de aula. Assim, o trabalho objetivou-se em analisar o uso do júri simulado como estratégia para abordar o efeito estufa como uma temática sociocientífica com estudantes do 2° ano. A partir desse objetivo almejou-se estimular a argumentação e analisar os conhecimentos acerca das QSCs. Diante disso, a eficiência da estratégia do júri simulado está ganhando ênfase como práticas argumentativas inseridas em sala de aula através de estudos de pesquisadores que enfatizam o uso da argumentação e a construção de explicações sobre fenômenos da natureza. Sendo assim, a metodologia foi de cunho qualitativo tendo como sujeitos 27 estudantes do 2° ano de uma instituição federal do Ensino Médio Técnico do sertão de Pernambuco. A coleta de dados ocorreu a partir de uma intervenção didática aplicada durante duas semanas a partir das etapas, quais sejam: exposição dos conceitos teóricos e esclarecimento de possíveis dúvidas; aplicação de um questionário à coleta das concepções dos estudantes sobre o tema abordado; participação da atividades práticas, júri simulado, acerca da temática “Os efeitos no meio ambiente causados pelas ações antrópicas na Fábrica de Couro de Floresta” para estimular a colaboração e o debate entre os estudantes. Enquanto a análise de dados foi a partir da perspectiva descritiva e interpretativa onde foram destacadas as principais falas dos estudantes participantes da investigação. Por fim, os resultados apontam que as QSCs exercem influência na formação dos alunos em seres ativos em sociedade, no qual eles puderam explorar tópicos acerca do efeito estufa associando as QSCs; e a aplicação do júri contribuiu positivamente, alcançando os objetivos quanto à argumentação e discussão da QSC, como também, a capacidade de associar assuntos de química à problemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9226_TB8002_03102023091322.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON ESTEFÂNIO DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON E."
    "autor_email" => "wellington.estefanio@ufrp"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A abordagem das QSCs no ensino de química envolve ciência, tecnologia e sociedade, surgindo a necessidade do uso de metodologias diversas em sala de aula. Assim, o trabalho objetivou-se em analisar o uso do júri simulado como estratégia para abordar o efeito estufa como uma temática sociocientífica com estudantes do 2° ano. A partir desse objetivo almejou-se estimular a argumentação e analisar os conhecimentos acerca das QSCs. Diante disso, a eficiência da estratégia do júri simulado está ganhando ênfase como práticas argumentativas inseridas em sala de aula através de estudos de pesquisadores que enfatizam o uso da argumentação e a construção de explicações sobre fenômenos da natureza. Sendo assim, a metodologia foi de cunho qualitativo tendo como sujeitos 27 estudantes do 2° ano de uma instituição federal do Ensino Médio Técnico do sertão de Pernambuco. A coleta de dados ocorreu a partir de uma intervenção didática aplicada durante duas semanas a partir das etapas, quais sejam: exposição dos conceitos teóricos e esclarecimento de possíveis dúvidas; aplicação de um questionário à coleta das concepções dos estudantes sobre o tema abordado; participação da atividades práticas, júri simulado, acerca da temática “Os efeitos no meio ambiente causados pelas ações antrópicas na Fábrica de Couro de Floresta” para estimular a colaboração e o debate entre os estudantes. Enquanto a análise de dados foi a partir da perspectiva descritiva e interpretativa onde foram destacadas as principais falas dos estudantes participantes da investigação. Por fim, os resultados apontam que as QSCs exercem influência na formação dos alunos em seres ativos em sociedade, no qual eles puderam explorar tópicos acerca do efeito estufa associando as QSCs; e a aplicação do júri contribuiu positivamente, alcançando os objetivos quanto à argumentação e discussão da QSC, como também, a capacidade de associar assuntos de química à problemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.