A pesquisa etnográfica estuda a cultura, o comportamento, os costumes e outras características de determinados grupos sociais, através da coleta de dados. O presente artigo apresenta as contribuições da pesquisa etnográfica como prática em educação durante as vivências do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de licenciatura em química do IFCE / Iguatu. O objetivo dessa pesquisa foi realizar um diagnóstico para compreender os aspectos: situacional, doutrinal e operacional da instituição em análise, configurando-se um instrumento de intervenção pedagógica. A análise da realidade escolar partiu de um diagnóstico implementado no IFCE Campus Iguatu, Unidade Cajazeiras, na modalidade de Ensino Médio Integrado, pelos residentes do grupo intitulado “Química Pura”. A metodologia seguiu um roteiro guia, teve início com a formulação do problema, seguindo com as etapas de seleção da amostra, entrada em campo, coleta e análise de dados, elaboração de notas de campo e redação do relatório de pesquisa. As etapas, realizadas no período de seis meses, revelaram, por meio de investigação, os aspectos nos quais podem haver melhorias, afim de aprimorar o trabalho da gestão escolar e fortalecer a missão, valores e visão da instituição, que está em processo de reconstrução no período pós-pandêmico marcado por diversas barreiras para o processo ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos no diagnóstico ajudam a gestão escolar a entender a realidade da escola sob o ponto de vista de professores em formação, assim como os residentes passam a compreender o contexto educacional através de ações mútuas proporcionadas pelo projeto, já que os alunos do ensino médio integrado se beneficiam e os residentes ganham experiência com a prática docente.