AS NARRATIVAS DE GESTORES E DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO COM A EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CARANGOLA-MG.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95261 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 812 "inscrito_id" => 96 "titulo" => "AS NARRATIVAS DE GESTORES E DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO COM A EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CARANGOLA-MG." "resumo" => "E a vivência em espaços educativos de creches, pré-escolas e escolas que certamente os sujeitos produzem experiências, saberes, narrativas, estratégias, reflexões e aprendizagens diversas no processo de subjetivação das identidades docentes e discentes. Essas experiências são tomadas como definidoras para o reconhecimento nesses espaços, de maneira que elas fornecem um pertencimento ancorado num tipo de saber sobre gênero, sexualidade e educação sexual. O artigo reflete sobre a formação de professores(as) nos estudos de gênero com profissionais de uma escola localizada no município de Carangola-MG a partir de suas narrativas sobre desafios e as possibilidades didáticas para o trabalho com a educação sexual na escola. A pesquisa, que possui duas bolsistas pelo PAPQ (Programa institucional de apoio à pesquisa) da UEMG, se encontra em andamento e é de cunho qualitativa com narrativas oriundas da técnica de entrevista semiestruturada. Tais narrativas, analisadas com base nos estudos de gênero com Louro (1997) e Educação Sexual com Furlani (2011) serviram para que pudéssemos compreender se esses docentes, gestores(as) e bibliotecária tiveram contato com o assunto no período de formação docente, se o PPP da escola trata do tema e o como que a escola lida com possíveis resistências das famílias ao proporem trabalho com educação sexual que tenham como foco: identidade, cuidado com o corpo, percepção sobre o toque positivo e o toque negativo, o bullying, respeito as diferenças, etc. As narrativas apontam para a dificuldade de se abordar o assunto com os pais, a maioria dos entrevistados não tiveram contato nem na formação inicial nem na formação continuada com os estudos de gênero e educação sexual, mas, entendem a importância do trabalho transversal da educação sexual bem como estão dispostos a aprender e colaborar com a pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID96_TB812_10072023105350.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRO BARDUNI FILHO" "autor_nome_curto" => "Jairo Filho" "autor_email" => "jairobardunifilho@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95261 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 812 "inscrito_id" => 96 "titulo" => "AS NARRATIVAS DE GESTORES E DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO COM A EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CARANGOLA-MG." "resumo" => "E a vivência em espaços educativos de creches, pré-escolas e escolas que certamente os sujeitos produzem experiências, saberes, narrativas, estratégias, reflexões e aprendizagens diversas no processo de subjetivação das identidades docentes e discentes. Essas experiências são tomadas como definidoras para o reconhecimento nesses espaços, de maneira que elas fornecem um pertencimento ancorado num tipo de saber sobre gênero, sexualidade e educação sexual. O artigo reflete sobre a formação de professores(as) nos estudos de gênero com profissionais de uma escola localizada no município de Carangola-MG a partir de suas narrativas sobre desafios e as possibilidades didáticas para o trabalho com a educação sexual na escola. A pesquisa, que possui duas bolsistas pelo PAPQ (Programa institucional de apoio à pesquisa) da UEMG, se encontra em andamento e é de cunho qualitativa com narrativas oriundas da técnica de entrevista semiestruturada. Tais narrativas, analisadas com base nos estudos de gênero com Louro (1997) e Educação Sexual com Furlani (2011) serviram para que pudéssemos compreender se esses docentes, gestores(as) e bibliotecária tiveram contato com o assunto no período de formação docente, se o PPP da escola trata do tema e o como que a escola lida com possíveis resistências das famílias ao proporem trabalho com educação sexual que tenham como foco: identidade, cuidado com o corpo, percepção sobre o toque positivo e o toque negativo, o bullying, respeito as diferenças, etc. As narrativas apontam para a dificuldade de se abordar o assunto com os pais, a maioria dos entrevistados não tiveram contato nem na formação inicial nem na formação continuada com os estudos de gênero e educação sexual, mas, entendem a importância do trabalho transversal da educação sexual bem como estão dispostos a aprender e colaborar com a pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID96_TB812_10072023105350.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRO BARDUNI FILHO" "autor_nome_curto" => "Jairo Filho" "autor_email" => "jairobardunifilho@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }