O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/TDAH, pode ser entendido e definido como um comportamento e ou conduta imprópria referente a regulação da atenção e hiperatividade, afetando as sensações e a motricidade do aluno e ou aluna, e dessa forma dificultando o ensino, a aprendizagem e consequentemente o rendimento escolar por conta deste transtorno (ABDA,2021). Apontar as dificuldades que o aluno com TDAH enfrenta na sala regular, em seu processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública estadual de anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um relato de experiência, a partir de observações e regências feitas em sala de aula, com seis alunos (meninos), diagnosticados com TDAH, e que estudam na sala regular, sem mediador e sem o atendimento educacional especializado. Com o decorrer das aulas, da escuta e da prudência em relação aos alunos com o TDAH, o dia a dia na escola, se torna muita das vezes um processo desafiador para eles, tanto na escrita, na leitura, no raciocínio lógico, na coordenação motora entre outros. Sem o apoio escolar que deveriam ter, já que é garantido por lei, as crianças acabam não conseguindo acompanhar e progredir junto a turma regular, causando neles impedimento, desconforto e baixa autoestima em seu processo de aprendizagem, dessa forma, bloqueando o desenvolvimento deles com os dos demais alunos e alunas. Assim, foi perceptível, na sala regular que o aluno com TDAH, acabam tendo limitações na sua formação inicial, quando não possui um suporte adequado na sua educação formal, ou seja, na escola. Também vale ressaltar, a maneira como se media e se repassa os conhecimentos para estes alunos, pois, é relevante identificar e propor atividades ativas e significativas para que, os mesmos possam aprender de forma inclusiva e com qualidade, afinal é um direito de todos. E é responsabilidade da escola, do estado e da família assegurar a educação de pessoas com TDAH.