Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estudo versa sobre o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) no Ensino Superior. O ESO é uma atividade de cunho curricular que existe nas universidades para auxiliar e propor para licenciados a práxis pedagógica no ambiente escolar, indo além de cumprir as exigências acadêmicas, possibilitando uma ampliação no campo da formação enquanto futuros professores e professoras de diferentes níveis educacionais (FELÍCIO E OLIVEIRA 2019). A pesquisa objetiva analisar as contribuições do Estágio Supervisionado Obrigatório em Educação Infantil, para o processo de formação dos estudantes do curso de licenciatura em pedagogia em uma universidade pública. Para tal finalidade o relato de experiência em tela adota a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante e revisão bibliográfica realizadas a partir do ESO em uma escola pública municipal de educação infantil. A técnica de coleta de dados adotada foi a observação. O aporte teórico contou com as contribuições de (MARCONI E LAKATOS, 2017) e (FERREIRO, 2020). Os dados analisados permitiram compreender o ESO como oportunidade de compreender o processo de aprendizagem de crianças entre 4, 5 e 6 anos na educação infantil de uma escola pública. A práxis pedagógica materializada trouxe significativas reflexões para construir e aperfeiçoar a ação pedagógica a ser adotada enquanto profissional da educação. A experiência permite uma aproximação da realidade de forma a identificar limites e possibilidades de atuação na educação básica pública, considerando os aspectos envolvidos como o Trabalho interdisciplinar, as relações interpessoais, entre outros, vivenciados durante o ESO. Destaca-se a afetividade como fator essencial de aprendizagem. Desse modo, o ESO possibilita ao futuro professor a análise acerca dos diversos elementos que compõem o processo educativo, particularmente na escola pública, considerando as peculiaridades da infância. A experiência de formação tem o potencial de auxiliar o licenciando a construir uma aprendizagem significativa, de forma a mobilizar seus saberes para garantir uma educação de qualidade no âmbito da educação infantil.

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