Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DA TEMÁTICA ENERGIA NUCLEAR NAS DISSERTAÇÕES E TRABALHOS NA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99243
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6051
    "inscrito_id" => 7312
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA TEMÁTICA ENERGIA NUCLEAR NAS DISSERTAÇÕES E TRABALHOS NA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Esse trabalho apresenta uma análise quantitativa e qualitativa a partir de um levantamento, na área de pesquisa em ensino de Física, das dissertações e trabalhos que foram publicados sobre a nossa temática de investigação. Os temas analisados foram radiações ionizantes, radiações não ionizantes, física nuclear, energia nuclear, radiações, radioatividade, fissão e fusão nuclear. O objetivo da pesquisa foi analisar as publicações sobre o tema, ao longo dos últimos 10 anos, em um programa profissional de formação continuada de professores e em um evento de grande notoriedade dentro do Ensino de Física. Para produzir essa amostragem escolhemos o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF ), que é um programa nacional voltado para professores de ensino médio e fundamental com ênfase nos conteúdos de Física. Analisamos também os trabalhos do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), um evento bienal de importante representatividade que apresenta trabalhos focados em ensino de Física promovidos pela sociedade Brasileira de Física (SBF4). Verificamos que poucos trabalhos são direcionados para a temática Física Nuclear e, com os avanços tecnológicos e científicos atuais é necessário buscar novas propostas de ensino na área que relacionem a importância desses conceitos no cotidiano dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7312_TB6051_19102023170824.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIA VALENTE DE SÁ GARCIA"
    "autor_nome_curto" => "LIGIA"
    "autor_email" => "ligia.garcia@ifrj.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99243
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6051
    "inscrito_id" => 7312
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA TEMÁTICA ENERGIA NUCLEAR NAS DISSERTAÇÕES E TRABALHOS NA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Esse trabalho apresenta uma análise quantitativa e qualitativa a partir de um levantamento, na área de pesquisa em ensino de Física, das dissertações e trabalhos que foram publicados sobre a nossa temática de investigação. Os temas analisados foram radiações ionizantes, radiações não ionizantes, física nuclear, energia nuclear, radiações, radioatividade, fissão e fusão nuclear. O objetivo da pesquisa foi analisar as publicações sobre o tema, ao longo dos últimos 10 anos, em um programa profissional de formação continuada de professores e em um evento de grande notoriedade dentro do Ensino de Física. Para produzir essa amostragem escolhemos o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF ), que é um programa nacional voltado para professores de ensino médio e fundamental com ênfase nos conteúdos de Física. Analisamos também os trabalhos do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), um evento bienal de importante representatividade que apresenta trabalhos focados em ensino de Física promovidos pela sociedade Brasileira de Física (SBF4). Verificamos que poucos trabalhos são direcionados para a temática Física Nuclear e, com os avanços tecnológicos e científicos atuais é necessário buscar novas propostas de ensino na área que relacionem a importância desses conceitos no cotidiano dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7312_TB6051_19102023170824.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIA VALENTE DE SÁ GARCIA"
    "autor_nome_curto" => "LIGIA"
    "autor_email" => "ligia.garcia@ifrj.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse trabalho apresenta uma análise quantitativa e qualitativa a partir de um levantamento, na área de pesquisa em ensino de Física, das dissertações e trabalhos que foram publicados sobre a nossa temática de investigação. Os temas analisados foram radiações ionizantes, radiações não ionizantes, física nuclear, energia nuclear, radiações, radioatividade, fissão e fusão nuclear. O objetivo da pesquisa foi analisar as publicações sobre o tema, ao longo dos últimos 10 anos, em um programa profissional de formação continuada de professores e em um evento de grande notoriedade dentro do Ensino de Física. Para produzir essa amostragem escolhemos o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF ), que é um programa nacional voltado para professores de ensino médio e fundamental com ênfase nos conteúdos de Física. Analisamos também os trabalhos do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), um evento bienal de importante representatividade que apresenta trabalhos focados em ensino de Física promovidos pela sociedade Brasileira de Física (SBF4). Verificamos que poucos trabalhos são direcionados para a temática Física Nuclear e, com os avanços tecnológicos e científicos atuais é necessário buscar novas propostas de ensino na área que relacionem a importância desses conceitos no cotidiano dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.