A ABORDAGEM DA PEDAGOGIA AFETIVA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98716 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5363 "inscrito_id" => 17279 "titulo" => "A ABORDAGEM DA PEDAGOGIA AFETIVA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho detêm como aspecto principal a compreensão da pedagogia afetiva como uma abordagem de alta relevância para a integração significativa dos alunos autistas no processo educacional de ensino-aprendizagem, atentando-se pedagogicamente aos âmbitos psicológico, cognitivos e social demonstrando como o afeto pode ser um facilitador para uma inclusão legítima, concedendo a promoção de um maior entendimento para os professores e corpo docente sobre o transtorno do espectro autista, utilizando a abordagem afetiva como técnica poderosa para incorporar um trabalho, criterioso, realizado com responsabilidade e acompanhamento buscando a construção de saberes e conhecimentos sobre/para os alunos com TEA. Este trabalho exporá majoritariamente as concepções das ideias oriundas dos seguintes autores: Vygotsky, Wallon e Piaget além de outros, que explicam suas visões na relação da afetividade entre professor e aluno e o processo educacional, ademais os conceitos de Gauderer e Leo Kanner serão norteadores para a conceitualização do autismo. Diante dos resultados obtidos conclui-se que a intimidade resultante da abordagem da pedagogia afetiva valendo-se do vínculo emocional gerará um resultado significativo na criança com TEA haja vista que o desenvolvimento cognitivo e afetivo andam em conjunto e a ligação existente entre o professor e o estudante aliada a um conhecimento fidedigno do diagnóstico do alunado e suas especificidades, oportuniza ao docente a realização de um trabalho de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17279_TB5363_06102023024425.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA ALVES MATEUS CORREIA" "autor_nome_curto" => "BRENDA ALVES" "autor_email" => "brendaamc1999@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98716 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5363 "inscrito_id" => 17279 "titulo" => "A ABORDAGEM DA PEDAGOGIA AFETIVA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho detêm como aspecto principal a compreensão da pedagogia afetiva como uma abordagem de alta relevância para a integração significativa dos alunos autistas no processo educacional de ensino-aprendizagem, atentando-se pedagogicamente aos âmbitos psicológico, cognitivos e social demonstrando como o afeto pode ser um facilitador para uma inclusão legítima, concedendo a promoção de um maior entendimento para os professores e corpo docente sobre o transtorno do espectro autista, utilizando a abordagem afetiva como técnica poderosa para incorporar um trabalho, criterioso, realizado com responsabilidade e acompanhamento buscando a construção de saberes e conhecimentos sobre/para os alunos com TEA. Este trabalho exporá majoritariamente as concepções das ideias oriundas dos seguintes autores: Vygotsky, Wallon e Piaget além de outros, que explicam suas visões na relação da afetividade entre professor e aluno e o processo educacional, ademais os conceitos de Gauderer e Leo Kanner serão norteadores para a conceitualização do autismo. Diante dos resultados obtidos conclui-se que a intimidade resultante da abordagem da pedagogia afetiva valendo-se do vínculo emocional gerará um resultado significativo na criança com TEA haja vista que o desenvolvimento cognitivo e afetivo andam em conjunto e a ligação existente entre o professor e o estudante aliada a um conhecimento fidedigno do diagnóstico do alunado e suas especificidades, oportuniza ao docente a realização de um trabalho de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17279_TB5363_06102023024425.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA ALVES MATEUS CORREIA" "autor_nome_curto" => "BRENDA ALVES" "autor_email" => "brendaamc1999@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }