Propostas pedagógicas lúdicas são atividades que proporcione momentos de prazer, de integração e interação com objetivos pedagógicos. Com isso, essas propostas são muito importantes durante a infância das crianças em que na fase escolar compreende o ensino infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Dessa maneira, esse artigo tem por objetivo compreender a importância e expor proposta de recursos pedagógicos lúdicos no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa de campo por meio da aplicação de algumas propostas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental e depois da aplicação das atividades foi realizado uma aplicação de questionário com os alunos e com os professores sobre as aulas utilizando essas propostas lúdicas. Entre os recursos utilizados nas aulas, estão: dado para trabalhar a ideia de dobro e triplo, utilização de material dourado para trabalhar valor posicional, amarelinha para trabalhar multiplicação, utilização de instrumentos de medição para trabalhar medidas de comprimento e jogo virtual para trabalhar soma. Através da utilização desses recursos é possível destacar que os alunos tinham prazer em executar as atividades e conseguiam assimilar o conteúdo com maior facilidade e relataram que a aula é muito mais interessante quando tem esses recursos e os professores conseguiram compreender que esses recursos são fundamentais para proporcionar um melhor ensino e aprendizagem principalmente na disciplina de matemática que é a disciplina que eles mais têm dificuldade em compreender os conteúdos.