A sociedade atual está cada vez mais tecnológica e essa realidade deve estar acompanhada de uma conscientização a respeito da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências necessárias aos professores e alunos para lidar com essas novas tecnologias na sala de aula. Diante disso, nosso trabalho teve como objetivo entender as percepções dos professores quanto ao uso do celular na sala de aula e o seu entendimento a respeito dos limites e da utilização desse recurso como ferramenta para o ensino-aprendizagem. Metodologicamente, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu por meio de aplicações de questionários contendo questões abertas e fechadas, respondidos por professores de uma escola estadual do município de Governador Mangabeira-BA. Visto que os dados foram coletados antes da pandemia da Covid-19, nos remete um tema vivido na atualidade e o quanto foi imprescindível à aceitação e adesão dos professores e instituições de ensino o uso das tecnologias principalmente do uso do celular, para o prosseguimento das aulas remotas durante o período de isolamento social. Como resultado, concluímos que, para os docentes que participaram desta pesquisa, o celular pode ser usado como um recurso pedagógico, desde que contribua no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, percebemos e entendemos que para que haja uma contribuição efetiva no ensino e aprendizagem não se pode descartar o planejamento e a organização das atividades escolares, para que o celular não seja apenas um instrumento de entretenimento entre os estudantes.