BIOLOGIA E MÚSICA: UMA ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DO BIOMA CAATINGA NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98601 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5214 "inscrito_id" => 20615 "titulo" => "BIOLOGIA E MÚSICA: UMA ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DO BIOMA CAATINGA NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Quatro em cada dez jovens não sabem em que bioma brasileiro vivem. Conhecer o bioma em que se habita é de fundamental importância para o estabelecimento de laços com o território, que levem ao conhecimento das necessidades no que concerne a sua preservação. Então, pesquisa-se sobre a abordagem da Educação Ambiental por meio do conhecimento do bioma Caatinga, utilizando-se da linguagem musical como metodologia facilitadora. Tendo como objetivo analisar a utilização da música como estratégia para o ensino do bioma Caatinga numa perspectiva da Educação Ambiental, a partir de uma concepção interdisciplinar entre Biologia e Arte. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Princesa Isabel-PB, tendo como público-alvo a turma do 1º ano do curso Técnico em Meio Ambiente. Para tanto, foi selecionado em torno de 16 músicas envolvendo o bioma Caatinga, podendo ser facilmente trabalhadas de forma interdisciplinar. O resultado aponta que muitos estudantes demonstraram ausência de conhecimento sobre o bioma Caatinga. A pesquisa também indicou que ao apresentar as músicas, ocorreu uma mudança de comportamento entre os alunos, os quais tornaram-se mais participativos e envolvidos com o tema, o que impõe a constatação de que a utilização da arte, mais especificamente a música, é uma ferramenta para facilitação da aprendizagem quando utilizada interdisciplinarmente com diferentes componentes curriculares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582ee43800ce_20122023103811.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-20 10:38:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIONÍSIO DOS SANTOS LOPES" "autor_nome_curto" => "Dionísio Lopes" "autor_email" => "dionisio.lopes@academico." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98601 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5214 "inscrito_id" => 20615 "titulo" => "BIOLOGIA E MÚSICA: UMA ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DO BIOMA CAATINGA NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Quatro em cada dez jovens não sabem em que bioma brasileiro vivem. Conhecer o bioma em que se habita é de fundamental importância para o estabelecimento de laços com o território, que levem ao conhecimento das necessidades no que concerne a sua preservação. Então, pesquisa-se sobre a abordagem da Educação Ambiental por meio do conhecimento do bioma Caatinga, utilizando-se da linguagem musical como metodologia facilitadora. Tendo como objetivo analisar a utilização da música como estratégia para o ensino do bioma Caatinga numa perspectiva da Educação Ambiental, a partir de uma concepção interdisciplinar entre Biologia e Arte. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Princesa Isabel-PB, tendo como público-alvo a turma do 1º ano do curso Técnico em Meio Ambiente. Para tanto, foi selecionado em torno de 16 músicas envolvendo o bioma Caatinga, podendo ser facilmente trabalhadas de forma interdisciplinar. O resultado aponta que muitos estudantes demonstraram ausência de conhecimento sobre o bioma Caatinga. A pesquisa também indicou que ao apresentar as músicas, ocorreu uma mudança de comportamento entre os alunos, os quais tornaram-se mais participativos e envolvidos com o tema, o que impõe a constatação de que a utilização da arte, mais especificamente a música, é uma ferramenta para facilitação da aprendizagem quando utilizada interdisciplinarmente com diferentes componentes curriculares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582ee43800ce_20122023103811.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-20 10:38:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIONÍSIO DOS SANTOS LOPES" "autor_nome_curto" => "Dionísio Lopes" "autor_email" => "dionisio.lopes@academico." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }