MENDES, Emily Dias et al.. Jogos como estratégia para o ensino de frações. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/98597>. Acesso em: 22/11/2024 21:11
O estudo de frações se inicia na educação infantil e se estende até os cursos de nível superior, pois estão relacionadas a diversos outros assuntos, como equações, funções, análises combinatórias e estatísticas, velocidades, entre outros. Por isso, sua compreensão é de fundamental importância para um bom desempenho não só em matemática como também em áreas afins. No entanto, é visível que discentes de todos os níveis possuem dificuldades em desenvolver atividades envolvendo frações, por não compreenderem seu significado ou por não terem aprendido de maneira significativa. O objetivo nesse trabalho consiste em relatar uma experiência com acadêmicos de Licenciatura do 1º período utilizando jogos de fração. A metodologia consistiu na confecção de jogos de baixo custo que foram aplicados aos acadêmicos. Durante a atividade, os estudantes puderam observar as lacunas em seus saberes e iniciaram algumas compreensões desses conceitos. Os estudos de revisão apontaram que as dificuldades inerentes às frações são diversas, mas, as questões metodológicas têm contribuído com a não aprendizagem dos estudantes. Visto que a forma de conduzir o conteúdo, por vezes podem aumentar a dificuldade acerca de sua compreensão, se o professor adotar uma abordagem formal-lógica-dedutiva passando pelas explicações, sem enfatizar a transição entre as diferentes formas de operações, não mostrando que há mudanças. Essa abordagem de ensino é muito presente em cursos de formação docente, e trata uma variedade de ideias matemáticas como enunciados formais, não colando os estudantes em situações de ação. As situações de ação favorecem a construção do próprio conhecimento e a autonomia para elaborar as atividades a serem desenvolvidas futuramente com seus estudantes. Por isso, os objetos lúdicos tem o potencial eficaz para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que são dinâmicos e facilitam a visualização dos conceitos abordados e colocam o indivíduo em situação ativa de aprendizagem.