O curso Menina Ciência – Ciência Menina, da Universidade Federal do ABC, teve sua primeira edição em 2019, sendo pioneiro na região do ABC paulista. É direcionado para meninas matriculadas nos anos finais do Ensino Fundamental, e tem como finalidade destacar o papel das mulheres nas diversas áreas da Ciência e contribuir para que as participantes possam sentir-se representadas, caminhando assim para um ambiente cientifico com menos desigualdade de gênero. Para a realização do mesmo, além de uma equipe de pesquisadoras, o curso conta com a colaboração de monitoras, que são graduandas ou da pós-graduandas, das mais diversas regiões do país, e que desempenham funções importantíssimas no curso. São elas que interagem diretamente com o público alvo do curso, constroem laços, intermediam o diálogo entre a organização e as meninas participantes, além de desenvolverem as atividades propostas durante o evento, como experimentos de baixo custo, assistem as palestras que são disponibilizadas e participam das rodas de conversas, de forma síncrona, via Google Meet. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções das monitoras, que atuaram na 4ª edição, em 2022, no que tange o curso e busca destacar possíveis impactos nas suas carreiras profissionais. Para tanto, os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, via Google forms, que foi disponibilizado ao final do curso. E foram analisados sob por meio da Análise textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi. Das quarenta e duas meninas que atuaram como monitoras na edição em questão, trinta e três responderam o formulário. Os resultados sinalizam impactos positivos do curso, tais como: reflexões sobre novas oportunidades e contribuição na prática profissional das monitoras, e motivação para conseguir ocupar cada vez mais espaço no âmbito cientifico, que ainda é majoritariamente masculino.