O presente trabalho objetiva socializar a sistematização do estágio obrigatório – Estágio IV – Anos Iniciais, realizado no primeiro semestre de 2022, no curso de Pedagogia, na Universidade Regional de Blumenau (FURB). O estágio foi organizado em dois momentos na escola campo de estágio: observação e docência. O aporte teórico pautou-se em estudos de Imbernóm (2019), Pimenta (2014), Ferreira e Lacerda (2017) e outros autores que tratam da formação docente, o estágio e as práticas educativas. A partir deles refletimos sobre a importância do processo de observar e desenvolver ações pedagógicas significativas durante a docência. No período de estágio foi acompanhada uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Blumenau, SC. Usamos o diário de bordo como instrumento para fazer as anotações pontuais da professora regente, ou seja, para produção de dados. Para a realização da docência foi desenvolvida, alinhada com o planejamento da professora regente, práticas educativas significativas para os estudantes, a partir do que estavam comendo durante o recreio escolar. Atuamos com os componentes curriculares de História, Matemática e Ciências. Dentre as práticas destacamos práticas desenvolvidas a partir de problemas reais dos educandos. Aos resultados das dinâmicas e das atividades em grupo e individual mostraram que práticas a partir de problemas reais tornam a aprendizagem significativa aos estudantes. O estágio, de uma maneira geral, contribuiu para que a teoria adquirida durante o curso fosse enfim, aplicada na prática. Dando ênfase ao processo de ensino-aprendizagem.