RESUMO O presente artigo teve por objetivo, mostrar o trabalho realizado pelo NAPNE - Núcleo de atendimento às pessoas com Necessidades Especificas no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí – Campus Teresina Central. O NAPNE é um núcleo que articula pessoas e setores na instituição para desenvolver ações inclusivas, foi criado para atender o público-alvo da educação inclusiva, são os alunos que possuem deficiência, com necessidades educacionais ou ainda com necessidades específicas que estejam regularmente matriculados na instituição. Alunos esses que fazem parte de um grupo que historicamente foram excluídos da sociedade e por muito tempo tiveram seus direitos educacionais negados. O núcleo conta com uma equipe de profissionais especializados, professores colaboradores e equipamentos que contribuem para o trabalho de atendimentos aos alunos. Dispõe de recursos e orientações aos discente para que estes tenham condições não apenas de acesso, mas de permanência e sucesso em sua trajetória acadêmica. Esses recursos e orientações vão desde mesas e cadeiras adaptadas, sala de estudos, monitorias, intérpretes de LIBRAS, revisor e transcritor braille, ledores e transcritores, cuidadores escolares, orientações pedagógicas aos docentes, discentes e familiares. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica que compreende análise de documentos, legislações e resoluções que embasam as práticas desenvolvidas pelo NAPNE na contribuição positiva deste núcleo para inclusão dos alunos com deficiência no IFPI – Campus Teresina Central.