PRÁTICAS DE LEITURAS DE OBRAS LITERÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: UM RELATO DE CASO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98471 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5059 "inscrito_id" => 14744 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURAS DE OBRAS LITERÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: UM RELATO DE CASO" "resumo" => "A leitura de textos literários, sobretudo dos clássicos vernáculos, são sempre um desafio a que muitos, no entanto, se escusam de arriscar. Na educação básica, por exemplo, há certa resistência à leitura de determinados autores, uma vez que, para os alunos, a leitura é difícil e a linguagem complicada. Considerando tal contexto, algumas ações foram pensadas e implementadas nas turmas de segundo ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo, localizada em Cajazeiras – PB, visando o estímulo às leituras de obras literárias clássicas, tais como Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar, Aluísio de Azevedo, Jorge Amado, entre outros. Definiu-se como objetivos específicos: conhecer as obras literárias nacionais de grande relevância; aplicar a leitura inspecional e analítica; elaborar resumos das obras com base nas práticas de leitura. Sendo assim, inicialmente, realizou-se a explanação teórica das práticas de leituras com foco para leitura inspecional e analítica; posteriormente, os discentes foram levados à biblioteca da instituição na qual foi proporcionado o contato físico com as obras literárias. Nas semanas seguintes, os discentes foram instruídos a lerem e tomarem notas de cada obra após aplicação das práticas de leitura. Diante disso, foi perceptível que a aplicação do método inspecional colaborou para que os discentes tivessem uma compreensão superficial da obra, enquanto o método analítico proporcionou a compreensão integral dos textos mediante elaboração de anotações, fichamentos, resumos e exposições orais. Evidenciou-se, a partir da implementação de tais ações, o comprometimento e a motivação dos alunos para com as leituras sendo esta, portanto, uma sugestão de ferramenta lúdica de incentivo à leitura de obras literárias visando a melhoria da escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14744_TB5059_20112023172224.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉLIA DA SILVA MACIEL GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "Josélia Maciel" "autor_email" => "mariajoselia.maciel5@gmai" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98471 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5059 "inscrito_id" => 14744 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURAS DE OBRAS LITERÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: UM RELATO DE CASO" "resumo" => "A leitura de textos literários, sobretudo dos clássicos vernáculos, são sempre um desafio a que muitos, no entanto, se escusam de arriscar. Na educação básica, por exemplo, há certa resistência à leitura de determinados autores, uma vez que, para os alunos, a leitura é difícil e a linguagem complicada. Considerando tal contexto, algumas ações foram pensadas e implementadas nas turmas de segundo ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo, localizada em Cajazeiras – PB, visando o estímulo às leituras de obras literárias clássicas, tais como Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar, Aluísio de Azevedo, Jorge Amado, entre outros. Definiu-se como objetivos específicos: conhecer as obras literárias nacionais de grande relevância; aplicar a leitura inspecional e analítica; elaborar resumos das obras com base nas práticas de leitura. Sendo assim, inicialmente, realizou-se a explanação teórica das práticas de leituras com foco para leitura inspecional e analítica; posteriormente, os discentes foram levados à biblioteca da instituição na qual foi proporcionado o contato físico com as obras literárias. Nas semanas seguintes, os discentes foram instruídos a lerem e tomarem notas de cada obra após aplicação das práticas de leitura. Diante disso, foi perceptível que a aplicação do método inspecional colaborou para que os discentes tivessem uma compreensão superficial da obra, enquanto o método analítico proporcionou a compreensão integral dos textos mediante elaboração de anotações, fichamentos, resumos e exposições orais. Evidenciou-se, a partir da implementação de tais ações, o comprometimento e a motivação dos alunos para com as leituras sendo esta, portanto, uma sugestão de ferramenta lúdica de incentivo à leitura de obras literárias visando a melhoria da escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14744_TB5059_20112023172224.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉLIA DA SILVA MACIEL GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "Josélia Maciel" "autor_email" => "mariajoselia.maciel5@gmai" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }