SANTOS, Jéssica De Sousa et al.. Jogos e seus impactos na aprendizagem. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/98742>. Acesso em: 23/11/2024 01:35
O presente trabalho resulta de uma pesquisa que buscou analisar de que maneira jogos e sua produção podem auxiliar no ensino-aprendizagem de alunos do 6º ano aumentando seu desempenho e conhecimentos Matemáticos. Optou-se pela utilização da pesquisa qualitativa com a coleta de dados através de entrevista com o professor de Matemática e Laboratório de Matemática da turma antes e posteriormente à produção e a utilização de jogos pelos discentes a fim de desenvolver sua capacidade de fazer perguntas e repensar situações, avaliar suas atitudes, ou seja, resolver problemas. A pesquisa apoia-se teoricamente nos estudos de autores como (CUNHA, 2000), (FREIRE, 1996), (BROUSSEAU, 1983) e (GRADO, 2004). Conclui-se que a pesquisa é pertinente tanto para docentes que se empenham em aperfeiçoar a qualidade do ensino utilizando-se de diferentes materiais propiciando um ambiente que favoreça o interesse, quanto para discentes que apresentam certo bloqueio em algumas definições que são básicas na Matemática e muitas das vezes tem uma maior complexidade por parte destes alunos e a tendência é que isso só venha a se intensificar com metodologias inadequadas. Nestas circunstâncias esta proposta auxilia os educandos a compreenderem melhor os conteúdos bem como desenvolverem seu raciocínio lógico e organização dos conhecimentos adquiridos bem como a (re)significação de conceitos que até então eram abstratos. Eles podem ver a Matemática de forma prática e interessante podendo verificar seus usos e aplicações no cotidiano, além disso dá suporte a sua formação pessoal desde que se estende a assuntos de âmbitos não integralmente matemáticos. Deste modo podemos concluir que a utilização e produção de jogos darão suporte ao ensino-aprendizagem de forma lúdica e singular, tornando os alunos protagonistas enquanto criam, ensinam e aprendem.