A Geografia é uma ciência que pode contribuir diretamente para a compreensão e entender parte de fatos que ocorrem no mundo, o que acontece nele, faz-se mister salientar, que a Geografia proporciona entender a dinâmica do espaço, compreender o planejamento das ações do homem sobre ele. Entender e analisar fenômenos físicos e sociais tais como: relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos dos seres humanos nas diferentes culturas e civilizações de um mundo tão diversificado, tornando-a uma ciência imprescindíveis para a manutenção e entendimento da vida em sociedade. Com o passar do tempo, a Geografia como ciência passou por muitas mudanças, que pode ser explicado em sala de aula e com as mudanças necessárias no conhecimento aplicado em sala de aula. A Geografia escolar proporciona uma maior integração com o espaço escolar e as dinâmicas de ensino de conteúdos geográficos mais próximo das realidades dos(as) alunos(as). Portanto, como pensar em ambiente de sala de aula sem antes entender como os jovens de hoje veem a Geografia que lhe é ensinada pela escola. Este trabalho tem como objetivo analisar o ensino da Geografia para ajudar a contribuir a qualidade e o desenvolvimento das aulas. Nesse sentido, indagamos aos alunos: O que é geografia para você? E a partir das respostas aplicadas via um questionário/formulário analisamos o contexto desta ciência pela ótica dos alunos e sua percepção de mundo através de seus entendimentos sobre o que eles definem como geografia.