MATEMÁTICA, IDEOLOGIA E PODER: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO DIREITOS HUMANOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96665 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2673 "inscrito_id" => 13434 "titulo" => "MATEMÁTICA, IDEOLOGIA E PODER: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO DIREITOS HUMANOS" "resumo" => "Este trabalho discute como a Educação Matemática pode se tornar uma ferramenta de promoção da justiça social em nossa sociedade. Na sociedade em que vivemos, a escola reforça e reproduz diferenças que impactam diretamente os estudantes, principalmente considerando que nosso país é marcado por diversas injustiças e desigualdades sociais. Grupos marginalizados enfrentam diversas formas de violência, explícitas ou silenciadas, as quais podem ser reproduzidas e reforçadas em práticas cotidianas, como a forma com a qual ensinamos. E, por mais que essas questões estejam presentes em todo o ambiente escolar, elas são continuamente evitadas nas aulas de Matemática, disciplina considerada, por muitos, como neutra e apolítica, impregnada por uma ideologia da certeza que a transforma, aos olhos da sociedade, em uma ferramenta pura e inquestionável. Nesse contexto, a Matemática pode ser utilizada para silenciar e promover exclusões sociais dentro e fora de sala de aula, auxiliando na perpetuação das ideologias hegemônicas ao servir a essas como uma ferramenta neutra que carrega todas as respostas e verdades. E, ao não questionar o uso da Matemática e ensiná-la aos alunos perpassada por esse caráter de obtenção de respostas únicas e verdadeiras, a Educação Matemática também reforça essas ideologias. Porém, a matemática não está destinada a ser uma ferramenta opressora. Para tanto, é preciso questionar as escolhas políticas, as verdades que a disciplina carrega e promover a inclusão e a diversidade na sala de aula. Neste sentido, através de uma abordagem crítica, atrelada à Educação em Direitos Humanos, a Educação Matemática pode ser uma ferramenta de promoção da justiça social e da transformação da realidade social, sendo, assim, um meio de alcançar uma sociedade mais justa e igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13434_TB2673_08102023152046.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA JÚLIA MENDES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ANNA JÚLIA" "autor_email" => "anna.mendes@academico.ifp" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96665 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2673 "inscrito_id" => 13434 "titulo" => "MATEMÁTICA, IDEOLOGIA E PODER: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO DIREITOS HUMANOS" "resumo" => "Este trabalho discute como a Educação Matemática pode se tornar uma ferramenta de promoção da justiça social em nossa sociedade. Na sociedade em que vivemos, a escola reforça e reproduz diferenças que impactam diretamente os estudantes, principalmente considerando que nosso país é marcado por diversas injustiças e desigualdades sociais. Grupos marginalizados enfrentam diversas formas de violência, explícitas ou silenciadas, as quais podem ser reproduzidas e reforçadas em práticas cotidianas, como a forma com a qual ensinamos. E, por mais que essas questões estejam presentes em todo o ambiente escolar, elas são continuamente evitadas nas aulas de Matemática, disciplina considerada, por muitos, como neutra e apolítica, impregnada por uma ideologia da certeza que a transforma, aos olhos da sociedade, em uma ferramenta pura e inquestionável. Nesse contexto, a Matemática pode ser utilizada para silenciar e promover exclusões sociais dentro e fora de sala de aula, auxiliando na perpetuação das ideologias hegemônicas ao servir a essas como uma ferramenta neutra que carrega todas as respostas e verdades. E, ao não questionar o uso da Matemática e ensiná-la aos alunos perpassada por esse caráter de obtenção de respostas únicas e verdadeiras, a Educação Matemática também reforça essas ideologias. Porém, a matemática não está destinada a ser uma ferramenta opressora. Para tanto, é preciso questionar as escolhas políticas, as verdades que a disciplina carrega e promover a inclusão e a diversidade na sala de aula. Neste sentido, através de uma abordagem crítica, atrelada à Educação em Direitos Humanos, a Educação Matemática pode ser uma ferramenta de promoção da justiça social e da transformação da realidade social, sendo, assim, um meio de alcançar uma sociedade mais justa e igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13434_TB2673_08102023152046.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA JÚLIA MENDES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ANNA JÚLIA" "autor_email" => "anna.mendes@academico.ifp" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }