LINGUAGEM, DIALOGISMO E ENSINO: UMA LEITURA DIALÓGICA E CRÍTICAS POLÍTICO-SOCIAIS EM THE SIMPSONS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98452 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5036 "inscrito_id" => 5244 "titulo" => "LINGUAGEM, DIALOGISMO E ENSINO: UMA LEITURA DIALÓGICA E CRÍTICAS POLÍTICO-SOCIAIS EM THE SIMPSONS" "resumo" => "Esta pesquisa apresenta uma proposta de atividade baseada no dialogismo e no ensino para a leitura de animações. O episódio escolhido para análise é “Marge contra o Monotrilho”, o 12º episódio da 4ª temporada da série animada norte-americana “The Simpsons”, que aborda questões políticas e sociais através de satíricas à corrupção política, influência das grandes empresas e falta de planejamento em projetos governamentais. O estudo está inserido no paradigma qualitativo de natureza interpretativista, com foco na interpretação de fenômenos sociais em um contexto específico por meio de práticas discursivas, conforme proposto por Bortoni-Ricardo (2008). A base teórica que embasa essa pesquisa é a Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), fundamentada no pensamento linguístico, teórico e filosófico do Círculo de Bakhtin – Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1926]), Medviédev (2012 [1928]) e Bakhtin (2005 [1929], 2016 [1952]). Além das contribuições do Círculo, são considerados também estudos contemporâneos sobre a TDL, o ensino e o estudo do gênero animação (MARQUES; XAVIER, 2021a; 2021b; MARQUES, 2022). As conclusões indicam que o dialogismo e o ensino podem contribuir para a formação de alunos como leitores críticos, por meio de atividades que aprimorem suas capacidades crítico-reflexivas. Considerando que a sociedade está imersa em um sistema dialógico de enunciados que estabelecem sentido, incentivar a leitura dialógica pode promover uma formação crítica em relação às questões políticas e sociais presentes em The Simpsons. Dessa forma, a proposta metodológica apresentada contribui para uma análise reflexiva dos estudantes, ampliando seu entendimento sobre questões políticas e sociais abordadas na animação desenvolvendo um olhar crítico sobre a realidade, aprimorando a capacidade de compreender e interpretar nuances dessas questões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5244_TB5036_19062023194208.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES" "autor_nome_curto" => "Ewerton" "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98452 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5036 "inscrito_id" => 5244 "titulo" => "LINGUAGEM, DIALOGISMO E ENSINO: UMA LEITURA DIALÓGICA E CRÍTICAS POLÍTICO-SOCIAIS EM THE SIMPSONS" "resumo" => "Esta pesquisa apresenta uma proposta de atividade baseada no dialogismo e no ensino para a leitura de animações. O episódio escolhido para análise é “Marge contra o Monotrilho”, o 12º episódio da 4ª temporada da série animada norte-americana “The Simpsons”, que aborda questões políticas e sociais através de satíricas à corrupção política, influência das grandes empresas e falta de planejamento em projetos governamentais. O estudo está inserido no paradigma qualitativo de natureza interpretativista, com foco na interpretação de fenômenos sociais em um contexto específico por meio de práticas discursivas, conforme proposto por Bortoni-Ricardo (2008). A base teórica que embasa essa pesquisa é a Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), fundamentada no pensamento linguístico, teórico e filosófico do Círculo de Bakhtin – Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1926]), Medviédev (2012 [1928]) e Bakhtin (2005 [1929], 2016 [1952]). Além das contribuições do Círculo, são considerados também estudos contemporâneos sobre a TDL, o ensino e o estudo do gênero animação (MARQUES; XAVIER, 2021a; 2021b; MARQUES, 2022). As conclusões indicam que o dialogismo e o ensino podem contribuir para a formação de alunos como leitores críticos, por meio de atividades que aprimorem suas capacidades crítico-reflexivas. Considerando que a sociedade está imersa em um sistema dialógico de enunciados que estabelecem sentido, incentivar a leitura dialógica pode promover uma formação crítica em relação às questões políticas e sociais presentes em The Simpsons. Dessa forma, a proposta metodológica apresentada contribui para uma análise reflexiva dos estudantes, ampliando seu entendimento sobre questões políticas e sociais abordadas na animação desenvolvendo um olhar crítico sobre a realidade, aprimorando a capacidade de compreender e interpretar nuances dessas questões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5244_TB5036_19062023194208.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES" "autor_nome_curto" => "Ewerton" "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }