Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO ESCOLAR: PERCURSOS E PERCALÇOS DAS RELAÇÕES COTIDIANAS COM OS SABERES E AS FIGURAS DO APRENDER

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95226
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 768
    "inscrito_id" => 4984
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: PERCURSOS E PERCALÇOS DAS RELAÇÕES COTIDIANAS COM OS SABERES E AS FIGURAS DO APRENDER"
    "resumo" => "O presente estudo se constitui de uma reflexão acerca do papel da gestão escolar no que se refere aos percursos e percalços das relações cotidianas com os saberes e as figuras do aprender, considerando o processo de composição histórica da gestão escolar, sendo esta, uma importante dimensão dinâmica da sociedade. As indagações a que se pretende responder nesta pesquisa envolvem a compreensão das ações desenvolvidas pela gestão escolar e as relações estabelecidas nesse contexto influenciam a construção dos saberes articulados com as figuras do aprender. O perfil metodológico ora utilizado enfatizou a abordagem qualitativa mediante revisão de literatura. Assim, sua perspectiva está baseada nos referenciais teóricos: Charlot (2000), Libâneo (2012), Freitag (1974), Soares (2012), Lück (2009), Saviani (2011), dentre outros, além dos dispositivos legais que normatizam a educação brasileira. Tais referências evidenciam que, a gestão escolar está intimamente ligada ao processo institucional e de ensino aprendizagem na medida em que amplia sua função frente às exigências da qualidade da educação. A partir dos resultados obtidos é possível compreender a infinitude da aprendizagem humana, onde esta, dar-se por meio das interações cognitivas e sociais estabelecidas com as figuras que compõe o contexto escolar. Conclui-se que, refletir sobre relações que oportunizem a construção dos saberes é de suma importância para a compreensão das relações epistêmicas, sociais e identitária desse ser imerso no processo de aprendizagem dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4984_TB768_03052023214601.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA GLAUCIA VAZ MENDES"
    "autor_nome_curto" => "Gláucia Vaz"
    "autor_email" => "glaucya_vaz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ (ESTÁCIO FIC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95226
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 768
    "inscrito_id" => 4984
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: PERCURSOS E PERCALÇOS DAS RELAÇÕES COTIDIANAS COM OS SABERES E AS FIGURAS DO APRENDER"
    "resumo" => "O presente estudo se constitui de uma reflexão acerca do papel da gestão escolar no que se refere aos percursos e percalços das relações cotidianas com os saberes e as figuras do aprender, considerando o processo de composição histórica da gestão escolar, sendo esta, uma importante dimensão dinâmica da sociedade. As indagações a que se pretende responder nesta pesquisa envolvem a compreensão das ações desenvolvidas pela gestão escolar e as relações estabelecidas nesse contexto influenciam a construção dos saberes articulados com as figuras do aprender. O perfil metodológico ora utilizado enfatizou a abordagem qualitativa mediante revisão de literatura. Assim, sua perspectiva está baseada nos referenciais teóricos: Charlot (2000), Libâneo (2012), Freitag (1974), Soares (2012), Lück (2009), Saviani (2011), dentre outros, além dos dispositivos legais que normatizam a educação brasileira. Tais referências evidenciam que, a gestão escolar está intimamente ligada ao processo institucional e de ensino aprendizagem na medida em que amplia sua função frente às exigências da qualidade da educação. A partir dos resultados obtidos é possível compreender a infinitude da aprendizagem humana, onde esta, dar-se por meio das interações cognitivas e sociais estabelecidas com as figuras que compõe o contexto escolar. Conclui-se que, refletir sobre relações que oportunizem a construção dos saberes é de suma importância para a compreensão das relações epistêmicas, sociais e identitária desse ser imerso no processo de aprendizagem dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4984_TB768_03052023214601.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA GLAUCIA VAZ MENDES"
    "autor_nome_curto" => "Gláucia Vaz"
    "autor_email" => "glaucya_vaz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ (ESTÁCIO FIC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo se constitui de uma reflexão acerca do papel da gestão escolar no que se refere aos percursos e percalços das relações cotidianas com os saberes e as figuras do aprender, considerando o processo de composição histórica da gestão escolar, sendo esta, uma importante dimensão dinâmica da sociedade. As indagações a que se pretende responder nesta pesquisa envolvem a compreensão das ações desenvolvidas pela gestão escolar e as relações estabelecidas nesse contexto influenciam a construção dos saberes articulados com as figuras do aprender. O perfil metodológico ora utilizado enfatizou a abordagem qualitativa mediante revisão de literatura. Assim, sua perspectiva está baseada nos referenciais teóricos: Charlot (2000), Libâneo (2012), Freitag (1974), Soares (2012), Lück (2009), Saviani (2011), dentre outros, além dos dispositivos legais que normatizam a educação brasileira. Tais referências evidenciam que, a gestão escolar está intimamente ligada ao processo institucional e de ensino aprendizagem na medida em que amplia sua função frente às exigências da qualidade da educação. A partir dos resultados obtidos é possível compreender a infinitude da aprendizagem humana, onde esta, dar-se por meio das interações cognitivas e sociais estabelecidas com as figuras que compõe o contexto escolar. Conclui-se que, refletir sobre relações que oportunizem a construção dos saberes é de suma importância para a compreensão das relações epistêmicas, sociais e identitária desse ser imerso no processo de aprendizagem dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.