Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CRIANÇA, A EDUCAÇÃO INFANTIL E O BRINCAR: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA PLATAFORMA SCIELO E CAPES ENTRE OS ANOS 2000 E 2020

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98350
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4904
    "inscrito_id" => 18798
    "titulo" => "A CRIANÇA, A EDUCAÇÃO INFANTIL E O BRINCAR: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA PLATAFORMA SCIELO E CAPES ENTRE OS ANOS 2000 E 2020"
    "resumo" => "A discussão a respeito da importância do brincar na Educação Infantil vem ganhando maior dimensão nos últimos tempos, pois, tem sido defendida por vários profissionais da área educacional e também fora dela, devido a sua relevância no desenvolvimento intelectual e emocional da criança, pois, refletir sobre a infância, a criança e as brincadeiras ligadas a Educação Infantil exigem dos profissionais educacionais empenho, esforço, dedicação, comprometimento e tomada de consciência. Para tanto, a etapa da Educação Infantil é uma das principais para o desenvolvimento integral da criança, pois é reconhecida, do ponto de vista legal e pedagógico, como o alicerce para o início da sua aprendizagem e desenvolvimento humano. Nesse sentido, o presente texto tem o objetivo de identificar e analisar descritivamente as produções acadêmicas das últimas duas décadas no periódico da plataforma Scielo e da CAPES que abordam a temática “A criança, a Educação Infantil e a experiência do brincar na contemporaneidade”, visando encontrar as possíveis contribuições a respeito do tema. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica. A pesquisa foi realizada durante os meses de setembro e outubro do ano de 2022, levando em consideração o período das últimas duas décadas de publicação e tendo como referência o qualis CAPES de 2016. Destarte, a atividade lúdica é um assunto extremamente valioso para esta fase do desenvolvimento infantil, pois é por meio dela que a criança conhece e descobre o mundo a sua volta, portanto o trabalho justifica-se por auxiliar e dar embasamento teórico para que as pesquisadoras possam analisar, estruturar, adquirir conhecimentos prévios e solidificar seus argumentos para futuramente elaborar uma dissertação de mestrado no Programa de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18798_TB4904_04102023195445.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA REGINA MAFRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "mrm_mafra@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98350
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4904
    "inscrito_id" => 18798
    "titulo" => "A CRIANÇA, A EDUCAÇÃO INFANTIL E O BRINCAR: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA PLATAFORMA SCIELO E CAPES ENTRE OS ANOS 2000 E 2020"
    "resumo" => "A discussão a respeito da importância do brincar na Educação Infantil vem ganhando maior dimensão nos últimos tempos, pois, tem sido defendida por vários profissionais da área educacional e também fora dela, devido a sua relevância no desenvolvimento intelectual e emocional da criança, pois, refletir sobre a infância, a criança e as brincadeiras ligadas a Educação Infantil exigem dos profissionais educacionais empenho, esforço, dedicação, comprometimento e tomada de consciência. Para tanto, a etapa da Educação Infantil é uma das principais para o desenvolvimento integral da criança, pois é reconhecida, do ponto de vista legal e pedagógico, como o alicerce para o início da sua aprendizagem e desenvolvimento humano. Nesse sentido, o presente texto tem o objetivo de identificar e analisar descritivamente as produções acadêmicas das últimas duas décadas no periódico da plataforma Scielo e da CAPES que abordam a temática “A criança, a Educação Infantil e a experiência do brincar na contemporaneidade”, visando encontrar as possíveis contribuições a respeito do tema. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica. A pesquisa foi realizada durante os meses de setembro e outubro do ano de 2022, levando em consideração o período das últimas duas décadas de publicação e tendo como referência o qualis CAPES de 2016. Destarte, a atividade lúdica é um assunto extremamente valioso para esta fase do desenvolvimento infantil, pois é por meio dela que a criança conhece e descobre o mundo a sua volta, portanto o trabalho justifica-se por auxiliar e dar embasamento teórico para que as pesquisadoras possam analisar, estruturar, adquirir conhecimentos prévios e solidificar seus argumentos para futuramente elaborar uma dissertação de mestrado no Programa de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18798_TB4904_04102023195445.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA REGINA MAFRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "mrm_mafra@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A discussão a respeito da importância do brincar na Educação Infantil vem ganhando maior dimensão nos últimos tempos, pois, tem sido defendida por vários profissionais da área educacional e também fora dela, devido a sua relevância no desenvolvimento intelectual e emocional da criança, pois, refletir sobre a infância, a criança e as brincadeiras ligadas a Educação Infantil exigem dos profissionais educacionais empenho, esforço, dedicação, comprometimento e tomada de consciência. Para tanto, a etapa da Educação Infantil é uma das principais para o desenvolvimento integral da criança, pois é reconhecida, do ponto de vista legal e pedagógico, como o alicerce para o início da sua aprendizagem e desenvolvimento humano. Nesse sentido, o presente texto tem o objetivo de identificar e analisar descritivamente as produções acadêmicas das últimas duas décadas no periódico da plataforma Scielo e da CAPES que abordam a temática “A criança, a Educação Infantil e a experiência do brincar na contemporaneidade”, visando encontrar as possíveis contribuições a respeito do tema. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica. A pesquisa foi realizada durante os meses de setembro e outubro do ano de 2022, levando em consideração o período das últimas duas décadas de publicação e tendo como referência o qualis CAPES de 2016. Destarte, a atividade lúdica é um assunto extremamente valioso para esta fase do desenvolvimento infantil, pois é por meio dela que a criança conhece e descobre o mundo a sua volta, portanto o trabalho justifica-se por auxiliar e dar embasamento teórico para que as pesquisadoras possam analisar, estruturar, adquirir conhecimentos prévios e solidificar seus argumentos para futuramente elaborar uma dissertação de mestrado no Programa de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.