Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O NOVO ENSINO MÉDIO E AS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS: SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas realizadas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no subprojeto de História, na Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira localizada no município de Campina Grande na Paraíba. O principal objetivo desse artigo é apresentar as práticas produzidas no programa e a partir delas desenvolver reflexões a respeito do que foi vivido. Uma dessas reflexões será em relação ao Novo Ensino Médio e seus impactos diretos na formação de alunos e professores. A educação integral vem se tornando um objeto de debates educacionais atuais devido a sua importância na formação educacional dos cidadãos frente aos problemas sociais atuais. Dentro dessa conjuntura, o governo do Estado da Paraíba implantou, no ano de 2018, o programa de educação integral que amplia o tempo de aula e conecta disciplinas da base comum curricular com disciplinas diferenciadas, com o foco prioritário nos jovens como protagonistas e seus projetos de vida. Segundo dados do último Censo, o de 2021, na Paraíba já são 302 escolas que adotaram esse modelo de ensino. A educação é entendida socialmente como um elemento chave para as mudanças necessárias. Sob esta ótica, a educação integral seria aquela que promove novo significado à escola, que valoriza a singularidade dos sujeitos, desenvolvendo as relações cordiais e solidárias para uma sociedade cada vez mais harmoniosa. Nesta análise dialogo com alguns autores, a exemplo de Mézáros com suas reflexões sobre como a lógica neoliberal e capitalista intervém na educação e seus impactos no que se considera educação; também aproximo-me dos estudos de Paulo Freire acerca de como contrapor esses ideais firmemente enraizados em nossa sociedade. Ao final percebemos os danos que essas reformas educacionais causam na educação e consequentemente na formação de futuros professores.

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