Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SALAS REGULAR

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO Esse artigo tem como objetivo investigar os desafios da inclusão dos estudantes com deficiência nas turmas regular do Ensino fundamental dos anos iniciais no município de Escada-PE. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa em uma pesquisa de campo realizada em duas escolas públicas municipais, que contou com a participação de dois gestores escolares, dois coordenadores pedagógicos e dois professores das turmas de ensino regular dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo por resultado da pesquisa os desafios encontrados: a ausência de profissionais com habilitação para atuar na sala de AEE- Atendimento Educacional Especializado, falta de materiais pedagógicos adaptados, resistências por parte dos professores das turmas regulares para incluir o estudante com deficiência, precisa de apoio nas turmas regulares, foi possível perceber os desafios encontrados para inserir os estudantes com deficiência nas turmas de ensino regular, pois a falta de investimento nesta atuação da educação tem deixado o processo de inclusão em construção, cujo necessita de formação específica para professor de apoio, que são denominados como cuidadores. É notório nesta pesquisa que a educação inclusiva precisa ser inserida de fato nas escolas públicas do município de Escada-PE, pois ainda está em processo de adaptação.

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