EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEMINÁRIO ACADÊMICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97971 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4421 "inscrito_id" => 19133 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEMINÁRIO ACADÊMICO" "resumo" => "O ingresso na educação superior exige adaptação quanto às formas de compreender, interpretar e organizar o conhecimento, que variam de acordo com áreas e disciplinas. O seminário possibilita a exploração e a seleção de fontes diversificadas de informação, em função do conteúdo e da finalidade pretendida na elaboração de sua execução, favorecendo o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, visto que assumem a posição de participantes e não apenas de espectadores. Objetivamos analisar experiências e percepções de estudantes de graduação sobre o seminário acadêmico, a partir de vivências de sala de aula. Para tanto, situamos o artigo no âmbito da Linguística Aplicada e reunimos estudos que têm discutido e concebido o seminário de diferentes formas, a saber: a) gênero textual (BEZERRA, 2003), b) exposição oral e gênero textual (DOLZ, SCHNEUWLY; PIETRO; ZAHND, 2004), c) instrumento de ensino-aprendizagem/aula expositiva (PINTO, 1999), d) evento comunicativo e de letramento (VIEIRA, 2005) e, e) evento comunicativo (MEIRA; SILVA, 2013b). Adotamos o modelo qualitativo de pesquisa para estudar os acontecimentos em seus contextos naturais (DENZIN e LINCOLN, 2006). Como corpus de análise, temos a transcrição de trechos das falas de 5 (cinco) estudantes que participaram de um curso de extensão. Os resultados parciais revelam que: a) os estudantes assumem diferentes concepções de seminário, porém complementares, e, que, b) os seminários são propostos para complementar e fixar os conteúdos das disciplinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19133_TB4421_08112023153126.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERO GABRIEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CÍCERO GABRIEL" "autor_email" => "cicerogabriel.ufpb@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97971 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4421 "inscrito_id" => 19133 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEMINÁRIO ACADÊMICO" "resumo" => "O ingresso na educação superior exige adaptação quanto às formas de compreender, interpretar e organizar o conhecimento, que variam de acordo com áreas e disciplinas. O seminário possibilita a exploração e a seleção de fontes diversificadas de informação, em função do conteúdo e da finalidade pretendida na elaboração de sua execução, favorecendo o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, visto que assumem a posição de participantes e não apenas de espectadores. Objetivamos analisar experiências e percepções de estudantes de graduação sobre o seminário acadêmico, a partir de vivências de sala de aula. Para tanto, situamos o artigo no âmbito da Linguística Aplicada e reunimos estudos que têm discutido e concebido o seminário de diferentes formas, a saber: a) gênero textual (BEZERRA, 2003), b) exposição oral e gênero textual (DOLZ, SCHNEUWLY; PIETRO; ZAHND, 2004), c) instrumento de ensino-aprendizagem/aula expositiva (PINTO, 1999), d) evento comunicativo e de letramento (VIEIRA, 2005) e, e) evento comunicativo (MEIRA; SILVA, 2013b). Adotamos o modelo qualitativo de pesquisa para estudar os acontecimentos em seus contextos naturais (DENZIN e LINCOLN, 2006). Como corpus de análise, temos a transcrição de trechos das falas de 5 (cinco) estudantes que participaram de um curso de extensão. Os resultados parciais revelam que: a) os estudantes assumem diferentes concepções de seminário, porém complementares, e, que, b) os seminários são propostos para complementar e fixar os conteúdos das disciplinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19133_TB4421_08112023153126.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERO GABRIEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CÍCERO GABRIEL" "autor_email" => "cicerogabriel.ufpb@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }