Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O USO DA CALCULADORA SIMPLES NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98260 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4786 "inscrito_id" => 8964 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O USO DA CALCULADORA SIMPLES NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho discute uma experiência vivenciada no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de um curso de licenciatura em matemática. Apresenta-se a oficina “Uso da calculadora em sala de aula” voltada a professores do ensino fundamental e médio e licenciandos em matemática, que foi ministrada na 18º semana nacional de ciências e tecnologias (SNCT), em outubro de 2021, em um cenário de pandemia. A importância da temática do uso de tecnologias na educação ficou especialmente evidente com o ensino remoto emergencial (ERE). A partir disso, o ensino com a calculadora, tornou-se um objeto de pesquisa devido ao seu baixo custo e por ser uma tecnologia subestimada. Por muitas vezes, a calculadora é vista apenas como facilitadora de cálculos, o que reduz bastante o potencial de seu uso na aprendizagem de matemática. Com base nessas observações, definimos como objetivo da oficina apresentar propostas de atividades com a calculadora tal como o jogo “calculadora quebrada” que podem enriquecer o ensino. Nesse pôster pretende-se expor algumas das possibilidades de temas que podem ser explorados com a calculadora, como sistema numérico decimal, cálculo mental, raciocínio lógico e capacidade de formular estratégias, entre outros. Além disso, serão apresentados alguns resultados da aplicação da oficina, que foi vivenciada remotamente.Este trabalho discute uma experiência vivenciada no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de um curso de licenciatura em ma" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID8964_TB4786_04102023191759.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ALISSANDRINE DE ARAÚJO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinealissandrinedaraujof" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98260 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4786 "inscrito_id" => 8964 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O USO DA CALCULADORA SIMPLES NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho discute uma experiência vivenciada no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de um curso de licenciatura em matemática. Apresenta-se a oficina “Uso da calculadora em sala de aula” voltada a professores do ensino fundamental e médio e licenciandos em matemática, que foi ministrada na 18º semana nacional de ciências e tecnologias (SNCT), em outubro de 2021, em um cenário de pandemia. A importância da temática do uso de tecnologias na educação ficou especialmente evidente com o ensino remoto emergencial (ERE). A partir disso, o ensino com a calculadora, tornou-se um objeto de pesquisa devido ao seu baixo custo e por ser uma tecnologia subestimada. Por muitas vezes, a calculadora é vista apenas como facilitadora de cálculos, o que reduz bastante o potencial de seu uso na aprendizagem de matemática. Com base nessas observações, definimos como objetivo da oficina apresentar propostas de atividades com a calculadora tal como o jogo “calculadora quebrada” que podem enriquecer o ensino. Nesse pôster pretende-se expor algumas das possibilidades de temas que podem ser explorados com a calculadora, como sistema numérico decimal, cálculo mental, raciocínio lógico e capacidade de formular estratégias, entre outros. Além disso, serão apresentados alguns resultados da aplicação da oficina, que foi vivenciada remotamente.Este trabalho discute uma experiência vivenciada no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de um curso de licenciatura em ma" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID8964_TB4786_04102023191759.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ALISSANDRINE DE ARAÚJO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinealissandrinedaraujof" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho discute uma experiência vivenciada no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de um curso de licenciatura em matemática. Apresenta-se a oficina “Uso da calculadora em sala de aula” voltada a professores do ensino fundamental e médio e licenciandos em matemática, que foi ministrada na 18º semana nacional de ciências e tecnologias (SNCT), em outubro de 2021, em um cenário de pandemia. A importância da temática do uso de tecnologias na educação ficou especialmente evidente com o ensino remoto emergencial (ERE). A partir disso, o ensino com a calculadora, tornou-se um objeto de pesquisa devido ao seu baixo custo e por ser uma tecnologia subestimada. Por muitas vezes, a calculadora é vista apenas como facilitadora de cálculos, o que reduz bastante o potencial de seu uso na aprendizagem de matemática. Com base nessas observações, definimos como objetivo da oficina apresentar propostas de atividades com a calculadora tal como o jogo “calculadora quebrada” que podem enriquecer o ensino. Nesse pôster pretende-se expor algumas das possibilidades de temas que podem ser explorados com a calculadora, como sistema numérico decimal, cálculo mental, raciocínio lógico e capacidade de formular estratégias, entre outros. Além disso, serão apresentados alguns resultados da aplicação da oficina, que foi vivenciada remotamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.