Este artigo trata de um recorte da pesquisa-ação realizada pelo Segmento da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante, no estado do Rio Grande do Norte, na região Nordeste do Brasil, realizada com 130 professores da rede de ensino da primeira infância. Fomentamos na formação continuada a relação teoria e prática promovida pelo curso de formação e pesquisa intitulado "Metacognição no Processo de Aprendizagem: Possibilidades E Desafios", cuja abordagem metodológica é dialógica e interdisciplinar, mediada pela educação cognitiva, de modo a favorecer mudanças na ação pedagógica da rede municipal da educação infantil. A metodologia investigativa que utilizamos, tem como base empírica, organizada com método qualitativo, que mostrará respostas diagnósticas, processuais e coletivas da ação pedagógica, que têm como base a teoria do grafismo realista de Silva Apud Luquet (2021), além do registro de conhecimentos prévios e formativos dos professores envolvidos na pesquisa-ação, sobre a educação cognitiva apontada por Fonseca(2015), através de questionários, onde obteremos dados que possibilitarão um panorama do desenvolvimento do antes e depois do curso de formação e pesquisa junto aos professores e crianças da educação infantil. E para relacionar esse desenvolvimento e aprendizagem observamos a teoria da psicogênese da língua escrita, dialogando com as autoras Ferreiro e Teberosky (1999). Nesse primeiro momento da pesquisa constatamos a satisfação dos professores em participar desse processo de aprender a aprender na educação infantil, na busca de identificar práticas pedagógicas assertivas que mostre os avanços do desenvolvimento cognitivo relacionado com as aprendizagens sociais, históricas e culturais que permeiam a aquisição da língua oral e escrita. As expectativas estão na ampliação do conhecimento dos professores com respostas exitosas na prática pedagógica sanando alguns paradoxos acerca da educação infantil e o processo de alfabetização.