Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IFBA CAMPUS JACOBINA: UM ESTUDO DE CASO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96124
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1936
    "inscrito_id" => 12510
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IFBA CAMPUS JACOBINA: UM ESTUDO DE CASO."
    "resumo" => "Atualmente a inclusão de alunos com alguma deficiência nos espaços educacionais tem sido temática para inúmeras discussões, em que se faz necessário que não só os espaços físicos, mas também os recursos pedagógicos e os recursos humanos, estejam preparados para receber esses educandos e efetivamente inseri-los no processo ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a inclusão de alunos com deficiência visual inseridos em espaços educacionais, promovendo o uso da informática como instrumento pedagógico, a fim de desenvolver habilidades e conhecimentos através do uso do computador, estimulando o ensino-aprendizagem. Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos que contribuíram para a compreensão do tema e um estudo de caso realizado no IFBA campus Jacobina no curso de Informática na forma subsequente, com um aluno deficiente visual. Durante o período do estudo de caso, o atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência visual/cegueira foi realizado com a adaptação de recursos de tecnologia (ferramentas computacionais, como leitores de tela), e com a confecção de painéis táteis em braile. Essas adaptações proporcionam os diferentes meios de acesso do estudante cego ao conhecimento, respeitando suas limitações. Os resultados da pesquisa indicam que os objetivos foram alcançados, pois a inclusão foi promovida ao estudante por meio das aulas (momentos de inclusão com o restante da turma), atendimentos educacionais especializados e adaptações de metodologias e materiais pedagógicos. Este trabalho limitou-se ao componente curricular Web Design, porém os produtos pedagógicos e relatos das lições aprendidas são valiosas ferramentas de promoção da inclusão de estudantes cegos e podem ser aproveitados em outros componentes curriculares ou cursos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12510_TB1936_16112023141854.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNDRECA RAVENA OLIVEIRA DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "ÂNDRECA RAVENA"
    "autor_email" => "andrecaravena@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96124
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1936
    "inscrito_id" => 12510
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IFBA CAMPUS JACOBINA: UM ESTUDO DE CASO."
    "resumo" => "Atualmente a inclusão de alunos com alguma deficiência nos espaços educacionais tem sido temática para inúmeras discussões, em que se faz necessário que não só os espaços físicos, mas também os recursos pedagógicos e os recursos humanos, estejam preparados para receber esses educandos e efetivamente inseri-los no processo ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a inclusão de alunos com deficiência visual inseridos em espaços educacionais, promovendo o uso da informática como instrumento pedagógico, a fim de desenvolver habilidades e conhecimentos através do uso do computador, estimulando o ensino-aprendizagem. Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos que contribuíram para a compreensão do tema e um estudo de caso realizado no IFBA campus Jacobina no curso de Informática na forma subsequente, com um aluno deficiente visual. Durante o período do estudo de caso, o atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência visual/cegueira foi realizado com a adaptação de recursos de tecnologia (ferramentas computacionais, como leitores de tela), e com a confecção de painéis táteis em braile. Essas adaptações proporcionam os diferentes meios de acesso do estudante cego ao conhecimento, respeitando suas limitações. Os resultados da pesquisa indicam que os objetivos foram alcançados, pois a inclusão foi promovida ao estudante por meio das aulas (momentos de inclusão com o restante da turma), atendimentos educacionais especializados e adaptações de metodologias e materiais pedagógicos. Este trabalho limitou-se ao componente curricular Web Design, porém os produtos pedagógicos e relatos das lições aprendidas são valiosas ferramentas de promoção da inclusão de estudantes cegos e podem ser aproveitados em outros componentes curriculares ou cursos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12510_TB1936_16112023141854.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNDRECA RAVENA OLIVEIRA DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "ÂNDRECA RAVENA"
    "autor_email" => "andrecaravena@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Atualmente a inclusão de alunos com alguma deficiência nos espaços educacionais tem sido temática para inúmeras discussões, em que se faz necessário que não só os espaços físicos, mas também os recursos pedagógicos e os recursos humanos, estejam preparados para receber esses educandos e efetivamente inseri-los no processo ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a inclusão de alunos com deficiência visual inseridos em espaços educacionais, promovendo o uso da informática como instrumento pedagógico, a fim de desenvolver habilidades e conhecimentos através do uso do computador, estimulando o ensino-aprendizagem. Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos que contribuíram para a compreensão do tema e um estudo de caso realizado no IFBA campus Jacobina no curso de Informática na forma subsequente, com um aluno deficiente visual. Durante o período do estudo de caso, o atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência visual/cegueira foi realizado com a adaptação de recursos de tecnologia (ferramentas computacionais, como leitores de tela), e com a confecção de painéis táteis em braile. Essas adaptações proporcionam os diferentes meios de acesso do estudante cego ao conhecimento, respeitando suas limitações. Os resultados da pesquisa indicam que os objetivos foram alcançados, pois a inclusão foi promovida ao estudante por meio das aulas (momentos de inclusão com o restante da turma), atendimentos educacionais especializados e adaptações de metodologias e materiais pedagógicos. Este trabalho limitou-se ao componente curricular Web Design, porém os produtos pedagógicos e relatos das lições aprendidas são valiosas ferramentas de promoção da inclusão de estudantes cegos e podem ser aproveitados em outros componentes curriculares ou cursos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.