O BRINC(RI)AR VAI À ESCOLA: O DIREITO AO BRINCAR COMO ELEMENTO FUNDANTE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97932 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4373 "inscrito_id" => 11492 "titulo" => "O BRINC(RI)AR VAI À ESCOLA: O DIREITO AO BRINCAR COMO ELEMENTO FUNDANTE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão teórico-prática sobre o direito ao brincar como elemento fundante para o desenvolvimento infantil, por meio da ação extensionista “O brinc(ri)ar vai à escola”, vinculado ao projeto de extensão de uma IES pública do interior do Ceará, denominado Brinquedoteca: espaço lúdico para brinc(ri)ar. O referido projeto tem como objetivo proporcionar atividades lúdicas, por meio do brincar e criar, para sensibilizar sobre a importância do lúdico como uma dimensão do viver e direito da criança, e para compreender a brinquedoteca como um espaço por excelência para que ocorram essas atividades também tem como objetivo possibilitar um espaço propício ao brincar de forma livre; Estimular o desenvolvimento integral das crianças. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com outras crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas. A metodologia utilizada tem como base uma abordagem qualitativa e o relato de experiência como modalidade de pesquisa. Como aporte teórico Vygotsky (1984), Huizinga (1990) e Negrine (1994), dentre outros. A experiência relatada revela como resultado que é imprescindível que o brincar seja contemplado nas práticas pedagógicas, oferecendo às crianças momentos para a liberdade de criação, imaginação, explorando a si mesmas, o outro e o espaço. Como considerações finais pode-se afirmar que o direito ao brincar deve ser respeitado e oportunizado, uma vez que constitui uma ação fundante para o desenvolvimento infantil de forma integral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581e2e9d141d_19122023153729.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 15:37:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAINY GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAINY GOMES" "autor_email" => "rainy.gomes@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97932 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4373 "inscrito_id" => 11492 "titulo" => "O BRINC(RI)AR VAI À ESCOLA: O DIREITO AO BRINCAR COMO ELEMENTO FUNDANTE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão teórico-prática sobre o direito ao brincar como elemento fundante para o desenvolvimento infantil, por meio da ação extensionista “O brinc(ri)ar vai à escola”, vinculado ao projeto de extensão de uma IES pública do interior do Ceará, denominado Brinquedoteca: espaço lúdico para brinc(ri)ar. O referido projeto tem como objetivo proporcionar atividades lúdicas, por meio do brincar e criar, para sensibilizar sobre a importância do lúdico como uma dimensão do viver e direito da criança, e para compreender a brinquedoteca como um espaço por excelência para que ocorram essas atividades também tem como objetivo possibilitar um espaço propício ao brincar de forma livre; Estimular o desenvolvimento integral das crianças. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com outras crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas. A metodologia utilizada tem como base uma abordagem qualitativa e o relato de experiência como modalidade de pesquisa. Como aporte teórico Vygotsky (1984), Huizinga (1990) e Negrine (1994), dentre outros. A experiência relatada revela como resultado que é imprescindível que o brincar seja contemplado nas práticas pedagógicas, oferecendo às crianças momentos para a liberdade de criação, imaginação, explorando a si mesmas, o outro e o espaço. Como considerações finais pode-se afirmar que o direito ao brincar deve ser respeitado e oportunizado, uma vez que constitui uma ação fundante para o desenvolvimento infantil de forma integral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581e2e9d141d_19122023153729.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 15:37:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAINY GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAINY GOMES" "autor_email" => "rainy.gomes@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }