CARLOS, Rozilene Aparecida De Paiva et al.. O espaço em que habito. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/98163>. Acesso em: 22/11/2024 20:57
Este trabalho apresenta o projeto “O Espaço em que Habito” realizado na Escola Municipal Marieta Lopes Ielpo, Valença/RJ, iniciado em 2022 e continuado no decorrer do ano de 2023. Idealizado pela preceptora Rozilene e pela Residente Durlany, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (UNIFAA e CAPES) nas turmas de 1º e 2º anos de escolaridade com crianças na faixa etária entre 6 a 11 anos. Ao realizar a avaliação diagnóstica, notou-se que as crianças estavam aquém na obtenção de leitura e escrita, assim, optou-se por uma metodologia diferenciada na qual as crianças foram apresentadas às suas raízes históricas, sociais e culturais, ao mesmo tempo em que foram criados materiais diversificados, como jogos, brinquedos, brincadeiras, passeios culturais e mostras, para que as crianças, se identifiquem com a história da cidade e fortaleça a aquisição da leitura e escrita de forma contextualizada e interdisciplinar. Esse projeto é desdobramento do projeto lançado pela Secretaria Municipal de Educação de Valença intitulado: “Em Valença eu gosto de...”. Pretendeu-se assim, aprimorar e aprofundar o conhecimento das crianças em relação à sua cidade, à sua localidade, fazendo-os conhecer, respeitar e valorizar a história local, identificar a diversidade cultural e social presente na formação da identidade local; promover o conhecimento de forma interdisciplinar; desenvolver a leitura e a escrita de forma contextualizada e estimular interações conscientes com o meio ambiente. Espera-se com o projeto que as crianças possam conhecer e valorizar sua história e sua cidade, se reconhecendo como sujeitos históricos e se tornando elementos multiplicadores do conhecimento agregado. Há também a expectativa de que o processo de leitura e escrita seja adquirido de forma lúdica no decorrer do desenvolvimento do projeto que será avaliado através de registros, observação, participação e engajamento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas.