Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PELA PERSPECTIVA DOS CONTEXTOS DAS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DOS COTIDIANOS NA REDE MUNICIPAL DE SANTANA DO MATOS/RN

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98144
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4638
    "inscrito_id" => 17308
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PELA PERSPECTIVA DOS CONTEXTOS DAS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DOS COTIDIANOS NA REDE MUNICIPAL DE SANTANA DO MATOS/RN"
    "resumo" => "Este estudo apresenta uma reflexão sobre a importância da formação inicial e continuada específica para atuar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, com o objetivo de analisar as perspectivas formativas dos professores da Educação de Jovens e Adultos alinhadas as experiências e vivências dos contextos cotidianos desses sujeitos na rede municipal de Santana do Matos/RN. Para a realização deste estudo foi utilizado a pesquisa qualitativa, por meio de instrumentos através de questionário semi-estruturado aberto, observação e a análise documental, visto que foi pretendido investigar o processo de formação docente para EJA na escola. Para fundamentar a discussão sobre Educação de Jovens e Adultos buscou-se autores que abordam sobre a EJA enquanto modalidade que abarca em conjunto muito grande de especificidades e que tem na escolarização apenas uma parte do processo de educação e emancipação humana. Para o entrelaçar do assunto, foram utilizadas bibliografias de vários autores, que discutem sobre formação de professores e os desafios da profissão docente na atualidade. Ao relacionar o referencial teórico com as informações obtidas nesta pesquisa atenta-se a importância da formação inicial e continuada específica aos professores desta modalidade para a qualidade da educação ofertada. Evidencia-se nesta pesquisa a ausência de formação específica e continuada para o trabalho pedagógico, sendo urgente pensar a EJA no município seguindo os pressupostos de qualidade e formação específica para, assim, fortalecer as discussões em torno da transformação da realidade em prol da qualidade. Assim, entende-se que não é possível continuar improvisando educadores de jovens e adultos. A ausência de formação docente específica e adequada para o educador de jovens e adultos amplia os questionamentos acerca da qualidade do ensino, dos referenciais e materiais que vem sendo oferecidos a este público e põe em dúvida o cumprimento de um direito prescrito em lei."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17308_TB4638_11092023171056.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THATIANE FERNANDES CABRAL DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "THATIANE"
    "autor_email" => "tfdecabral@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98144
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4638
    "inscrito_id" => 17308
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PELA PERSPECTIVA DOS CONTEXTOS DAS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DOS COTIDIANOS NA REDE MUNICIPAL DE SANTANA DO MATOS/RN"
    "resumo" => "Este estudo apresenta uma reflexão sobre a importância da formação inicial e continuada específica para atuar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, com o objetivo de analisar as perspectivas formativas dos professores da Educação de Jovens e Adultos alinhadas as experiências e vivências dos contextos cotidianos desses sujeitos na rede municipal de Santana do Matos/RN. Para a realização deste estudo foi utilizado a pesquisa qualitativa, por meio de instrumentos através de questionário semi-estruturado aberto, observação e a análise documental, visto que foi pretendido investigar o processo de formação docente para EJA na escola. Para fundamentar a discussão sobre Educação de Jovens e Adultos buscou-se autores que abordam sobre a EJA enquanto modalidade que abarca em conjunto muito grande de especificidades e que tem na escolarização apenas uma parte do processo de educação e emancipação humana. Para o entrelaçar do assunto, foram utilizadas bibliografias de vários autores, que discutem sobre formação de professores e os desafios da profissão docente na atualidade. Ao relacionar o referencial teórico com as informações obtidas nesta pesquisa atenta-se a importância da formação inicial e continuada específica aos professores desta modalidade para a qualidade da educação ofertada. Evidencia-se nesta pesquisa a ausência de formação específica e continuada para o trabalho pedagógico, sendo urgente pensar a EJA no município seguindo os pressupostos de qualidade e formação específica para, assim, fortalecer as discussões em torno da transformação da realidade em prol da qualidade. Assim, entende-se que não é possível continuar improvisando educadores de jovens e adultos. A ausência de formação docente específica e adequada para o educador de jovens e adultos amplia os questionamentos acerca da qualidade do ensino, dos referenciais e materiais que vem sendo oferecidos a este público e põe em dúvida o cumprimento de um direito prescrito em lei."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17308_TB4638_11092023171056.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THATIANE FERNANDES CABRAL DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "THATIANE"
    "autor_email" => "tfdecabral@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão sobre a importância da formação inicial e continuada específica para atuar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, com o objetivo de analisar as perspectivas formativas dos professores da Educação de Jovens e Adultos alinhadas as experiências e vivências dos contextos cotidianos desses sujeitos na rede municipal de Santana do Matos/RN. Para a realização deste estudo foi utilizado a pesquisa qualitativa, por meio de instrumentos através de questionário semi-estruturado aberto, observação e a análise documental, visto que foi pretendido investigar o processo de formação docente para EJA na escola. Para fundamentar a discussão sobre Educação de Jovens e Adultos buscou-se autores que abordam sobre a EJA enquanto modalidade que abarca em conjunto muito grande de especificidades e que tem na escolarização apenas uma parte do processo de educação e emancipação humana. Para o entrelaçar do assunto, foram utilizadas bibliografias de vários autores, que discutem sobre formação de professores e os desafios da profissão docente na atualidade. Ao relacionar o referencial teórico com as informações obtidas nesta pesquisa atenta-se a importância da formação inicial e continuada específica aos professores desta modalidade para a qualidade da educação ofertada. Evidencia-se nesta pesquisa a ausência de formação específica e continuada para o trabalho pedagógico, sendo urgente pensar a EJA no município seguindo os pressupostos de qualidade e formação específica para, assim, fortalecer as discussões em torno da transformação da realidade em prol da qualidade. Assim, entende-se que não é possível continuar improvisando educadores de jovens e adultos. A ausência de formação docente específica e adequada para o educador de jovens e adultos amplia os questionamentos acerca da qualidade do ensino, dos referenciais e materiais que vem sendo oferecidos a este público e põe em dúvida o cumprimento de um direito prescrito em lei.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.