AS CONCEPÇÕES SOBRE A CIÊNCIA E O “SER CIENTISTA” NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94913 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 4883 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES SOBRE A CIÊNCIA E O “SER CIENTISTA” NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA." "resumo" => "O presente artigo analisar as concepções sobre a ciência e suas relações com o ensino de Física, numa turma de nono ano do ensino fundamental. O percurso metodológico configurou-se a partir de uma pesquisa ação em que se realizou uma prática pedagógica a partir da disciplina de Didática, fazendo uma tríade entre ação-reflexão-ação. O instrumento de pesquisa, aplicado numa etapa de diagnóstico da realidade, foi o questionário misto, onde as perguntas abertas e fechadas, versavam sobre a conceituação da ciência, o imaginário sobre o “ser cientista” e situações do cotidiano relacionadas ao conhecimento científico. Os estudantes participaram da pesquisa, sendo que os resultados evidenciaram fragilidades e distorções sobre a ciência, bem como ideias estereotipadas sobre a figura do cientista. Com base nesses dados foi realizado um momento de intervenção didática nessa turma, tendo a temática “Descomplicando a ciência: introdução a eletrostática”, potencializando assim uma aproximação com a ciência de forma lúdica e interativa. A partir desta experiência na educação básica, pode-se inferir a importância que professores e professoras possam ter clareza das relações entre a visão epistemológica sobre a ciência e suas interferências na forma como os estudantes entendem e se relacionam com os conteúdos de Física estudados de forma introdutória e posteriormente aprofundada no ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4883_TB363_04102023014238.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RILLARY VALENTINA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RILLARY" "autor_email" => "rillary.r@acad.ifma.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94913 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 4883 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES SOBRE A CIÊNCIA E O “SER CIENTISTA” NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA." "resumo" => "O presente artigo analisar as concepções sobre a ciência e suas relações com o ensino de Física, numa turma de nono ano do ensino fundamental. O percurso metodológico configurou-se a partir de uma pesquisa ação em que se realizou uma prática pedagógica a partir da disciplina de Didática, fazendo uma tríade entre ação-reflexão-ação. O instrumento de pesquisa, aplicado numa etapa de diagnóstico da realidade, foi o questionário misto, onde as perguntas abertas e fechadas, versavam sobre a conceituação da ciência, o imaginário sobre o “ser cientista” e situações do cotidiano relacionadas ao conhecimento científico. Os estudantes participaram da pesquisa, sendo que os resultados evidenciaram fragilidades e distorções sobre a ciência, bem como ideias estereotipadas sobre a figura do cientista. Com base nesses dados foi realizado um momento de intervenção didática nessa turma, tendo a temática “Descomplicando a ciência: introdução a eletrostática”, potencializando assim uma aproximação com a ciência de forma lúdica e interativa. A partir desta experiência na educação básica, pode-se inferir a importância que professores e professoras possam ter clareza das relações entre a visão epistemológica sobre a ciência e suas interferências na forma como os estudantes entendem e se relacionam com os conteúdos de Física estudados de forma introdutória e posteriormente aprofundada no ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4883_TB363_04102023014238.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RILLARY VALENTINA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RILLARY" "autor_email" => "rillary.r@acad.ifma.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }