Este trabalho tem como objetivo geral analisar se a abordagem gramatical no ensino de Língua Inglesa do livro didático se aproxima da abordagem gramatical centrada no uso, pois o ideal é diferente do real. Existem abordagens nos livros nas quais os alunos necessitam de um conhecimento externo para compreender o funcionamento da língua, assim como ocorre em relação à língua materna(português brasileiro) na qual os alunos são fluentes e possuem sensibilidades a determinados contextos sociais e a utilizam de modo sarcástico, irônico, formal e informal. O referencial teórico apresentado é baseado em Martelotta(2011), Furtado da Cunha, Bispo e Silva(2013), os quais discutem acerca do Funcionalismo, que se preocupa em analisar a estrutura gramatical da língua e os diferentes contextos em que é usada. Essa pesquisa segue uma metodologia com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvida mediante a análise de alguns livros didáticos de língua inglesa. Além disso, pretendemos observar, caso encontrada, se a gramática centrada no uso é abordada de modo suficiente a complementar a percepção do aluno quanto aos contextos, tendo em vista que os frutos do ensino da Língua Inglesa não devem ser, de certa forma, “robotizados” ou destinados a um só ambiente. A fim de que o aluno se torne capaz de utilizar a língua estrangeira, assim como utiliza a língua materna. Nossa pesquisa constatou que a abordagem gramatical no ensino de Língua Inglesa do livro didático não se aproxima, em sua maioria, da gramática centrada no uso e que quando detectada, é exposta de maneira superficial. Mas, ainda assim, pode ser considerada uma porta aberta pela educação para que a Gramática Funcional trabalhe em conjunto com a Gramática Normativa.