O presente trabalho trata-se de um Estado do Conhecimento definido como metodologia por autores como Norma Ferreira (2002), Maria Cecilia Soares Minayo (2006), entre outros. O estado do conhecimento foi realizado como parte de uma dissertação de mestrado ainda em andamento e teve por objetivo mapear as discussões realizadas em torno da problemática que envolve o currículo e a abordagem de gênero e raça em escolas de Ensino Fundamental I, entre os anos de 2012 a 2022, tratando-se assim de uma pesquisa qualitativa. As buscas realizadas se concentraram na análise feita no site de Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Para as busca foi-se feito um refinamento, que se deu por meio das palavras chaves “gênero”, “raça” e “Ensino Fundamental I” nos anos de 2012 a 2022. Com a pesquisa realizada, concluiu-se que o número de pesquisas encontrados foram baixos, totalizando 28 teses e dissertações, reduzindo o número para 7 teses e dissertações quando relacionados a abordagem em salas de aulas do Ensino Fundamental I. Sendo assim, poucos estudos realizados sobre a abordagem de gênero e raça no Ensino Fundamental I, etapa considerada fundamental para a formação dos indivíduos. As pesquisas apontam então, a grande lacuna existente na formação desses profissionais, assim como a necessidade de se pensar maneiras de se trabalhar com esses profissionais a inserção de discussões de raça e gênero.