EDUCANDO PARA EDUCAR: METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DE UMA PEDAGOGIA SUSTENTÁVEL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95628 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1294 "inscrito_id" => 11797 "titulo" => "EDUCANDO PARA EDUCAR: METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DE UMA PEDAGOGIA SUSTENTÁVEL" "resumo" => "Em uma linha temporal, é notório observar que a Educação de Jovens e Adultos sempre esteve presente nas etapas históricas da humanidade, porém, sendo atribuídos em conceitos diferentes. O escritor Rui Canário em seu livro Novos (des)caminhos da educação de jovens e adultos, defendia que a educação da EJA é formada por uma complexidade que nos faz refletir e indagar sobre o que se pode ensinar a um ser já socialmente formado (CANÁRIO, 2013). Na década de 50, essa educação ganhou novos ares através do olhar do americano Malcolm Knowles (1885 – 1953), defendendo um modelo andragógico educacional, ou seja, a arte de ensinar adultos, porém, usando como principal chave a compreensão do que é o adulto em sala. Após o quadro da segunda grande guerra, os governos europeus tomaram a iniciativa de promover a formação do cidadão formado, impulsionando ainda mais o conceito criado pela UNESCO, criando o âmbito de acordo com as suas histórias, meios sociais e culturais Inserida a um contexto cotidiano, o EJA transmite facetas e desafios pautados na realidade do seus educandos, interesses pessoais e o ressignificado do que é educação. Entretanto, a proposta da educação de jovens e adultos é atribuir experiência a um ser humano formado, com gostos e costumes, remetendo a uma troca de experiências. Ao trazer o segmento de EJA para a cooperativa de reciclagem, destacamos o conceito de um pedagogia sustentável com metodologias de alfabetização e letramento baseados em materiais recicláveis e ressaltando cuidados sustentáveis. Este artigo desenvolve uma proposta de ecopedagogia, podendo construir metodologias eficazes e sustentáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11797_TB1294_19112023223904.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "lima.brusilva@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA GESTÃO & MARKETING (IBGM / FGM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95628 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1294 "inscrito_id" => 11797 "titulo" => "EDUCANDO PARA EDUCAR: METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DE UMA PEDAGOGIA SUSTENTÁVEL" "resumo" => "Em uma linha temporal, é notório observar que a Educação de Jovens e Adultos sempre esteve presente nas etapas históricas da humanidade, porém, sendo atribuídos em conceitos diferentes. O escritor Rui Canário em seu livro Novos (des)caminhos da educação de jovens e adultos, defendia que a educação da EJA é formada por uma complexidade que nos faz refletir e indagar sobre o que se pode ensinar a um ser já socialmente formado (CANÁRIO, 2013). Na década de 50, essa educação ganhou novos ares através do olhar do americano Malcolm Knowles (1885 – 1953), defendendo um modelo andragógico educacional, ou seja, a arte de ensinar adultos, porém, usando como principal chave a compreensão do que é o adulto em sala. Após o quadro da segunda grande guerra, os governos europeus tomaram a iniciativa de promover a formação do cidadão formado, impulsionando ainda mais o conceito criado pela UNESCO, criando o âmbito de acordo com as suas histórias, meios sociais e culturais Inserida a um contexto cotidiano, o EJA transmite facetas e desafios pautados na realidade do seus educandos, interesses pessoais e o ressignificado do que é educação. Entretanto, a proposta da educação de jovens e adultos é atribuir experiência a um ser humano formado, com gostos e costumes, remetendo a uma troca de experiências. Ao trazer o segmento de EJA para a cooperativa de reciclagem, destacamos o conceito de um pedagogia sustentável com metodologias de alfabetização e letramento baseados em materiais recicláveis e ressaltando cuidados sustentáveis. Este artigo desenvolve uma proposta de ecopedagogia, podendo construir metodologias eficazes e sustentáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11797_TB1294_19112023223904.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "lima.brusilva@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA GESTÃO & MARKETING (IBGM / FGM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }