Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA LITERATURA DE CORDEL COMO INSTRUMENTO AUXILIADOR NA APRENDIZAGEM DA PSICOMOTRICIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96169
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1990
    "inscrito_id" => 6414
    "titulo" => "O USO DA LITERATURA DE CORDEL COMO INSTRUMENTO AUXILIADOR NA APRENDIZAGEM DA PSICOMOTRICIDADE"
    "resumo" => "A Psicomotricidade como uma ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento, tem ocupado cada vez mais espaço no meio acadêmico e científico, porém, ainda se configura como um conhecimento pouco compreendido até o contato direto com o componente curricular. A partir disso nota-se a necessidade do uso de ferramentas lúdicas para uma melhor assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, e o cordel se encaixa como uma escolha viável. O objetivo do presente trabalho é investigar a eficácia do uso da literatura de cordel para a sintetização do conteúdo trabalhado no componente curricular de psicomotricidade do curso de psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba, e para isto serão utilizadas as experiências vivenciadas por meio da monitoria nesta disciplina. Para análise da eficácia do uso desta atividade, foram mapeados momentos de dinâmicas com um caráter relacional entre os conteúdos da disciplina de psicomotricidade e a estrutura literária do Cordel, em seguida foi utilizado um instrumento construído no formato de questionário, para coletar dados sobre a percepção de melhora na aprendizagem dos discentes, além disso, momentos de discussão com a professora com o intuito de estabelecer uma análise comparativa sobre o ensino-aprendizagem das turmas regressas e a turma utilizada como amostra. No decorrer do componente curricular, houve a criação de um blog, cujo objetivo é possibilitar um espaço de aprendizagem dos conteúdos, bem como firmar uma conexão com os discentes da turma. A hipótese é que ao final da pesquisa com a análise dos dados obtidos até então, seja encontrada uma correlação positiva entre o uso do cordel em sala de aula e a melhora no desenvolvimento da aprendizagem no componente curricular de psicomotricidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6414_TB1990_10122023195236.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN MILÊNIA LEAL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN"
    "autor_email" => "hellenmilenialeals@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96169
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1990
    "inscrito_id" => 6414
    "titulo" => "O USO DA LITERATURA DE CORDEL COMO INSTRUMENTO AUXILIADOR NA APRENDIZAGEM DA PSICOMOTRICIDADE"
    "resumo" => "A Psicomotricidade como uma ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento, tem ocupado cada vez mais espaço no meio acadêmico e científico, porém, ainda se configura como um conhecimento pouco compreendido até o contato direto com o componente curricular. A partir disso nota-se a necessidade do uso de ferramentas lúdicas para uma melhor assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, e o cordel se encaixa como uma escolha viável. O objetivo do presente trabalho é investigar a eficácia do uso da literatura de cordel para a sintetização do conteúdo trabalhado no componente curricular de psicomotricidade do curso de psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba, e para isto serão utilizadas as experiências vivenciadas por meio da monitoria nesta disciplina. Para análise da eficácia do uso desta atividade, foram mapeados momentos de dinâmicas com um caráter relacional entre os conteúdos da disciplina de psicomotricidade e a estrutura literária do Cordel, em seguida foi utilizado um instrumento construído no formato de questionário, para coletar dados sobre a percepção de melhora na aprendizagem dos discentes, além disso, momentos de discussão com a professora com o intuito de estabelecer uma análise comparativa sobre o ensino-aprendizagem das turmas regressas e a turma utilizada como amostra. No decorrer do componente curricular, houve a criação de um blog, cujo objetivo é possibilitar um espaço de aprendizagem dos conteúdos, bem como firmar uma conexão com os discentes da turma. A hipótese é que ao final da pesquisa com a análise dos dados obtidos até então, seja encontrada uma correlação positiva entre o uso do cordel em sala de aula e a melhora no desenvolvimento da aprendizagem no componente curricular de psicomotricidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6414_TB1990_10122023195236.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN MILÊNIA LEAL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN"
    "autor_email" => "hellenmilenialeals@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Psicomotricidade como uma ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento, tem ocupado cada vez mais espaço no meio acadêmico e científico, porém, ainda se configura como um conhecimento pouco compreendido até o contato direto com o componente curricular. A partir disso nota-se a necessidade do uso de ferramentas lúdicas para uma melhor assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, e o cordel se encaixa como uma escolha viável. O objetivo do presente trabalho é investigar a eficácia do uso da literatura de cordel para a sintetização do conteúdo trabalhado no componente curricular de psicomotricidade do curso de psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba, e para isto serão utilizadas as experiências vivenciadas por meio da monitoria nesta disciplina. Para análise da eficácia do uso desta atividade, foram mapeados momentos de dinâmicas com um caráter relacional entre os conteúdos da disciplina de psicomotricidade e a estrutura literária do Cordel, em seguida foi utilizado um instrumento construído no formato de questionário, para coletar dados sobre a percepção de melhora na aprendizagem dos discentes, além disso, momentos de discussão com a professora com o intuito de estabelecer uma análise comparativa sobre o ensino-aprendizagem das turmas regressas e a turma utilizada como amostra. No decorrer do componente curricular, houve a criação de um blog, cujo objetivo é possibilitar um espaço de aprendizagem dos conteúdos, bem como firmar uma conexão com os discentes da turma. A hipótese é que ao final da pesquisa com a análise dos dados obtidos até então, seja encontrada uma correlação positiva entre o uso do cordel em sala de aula e a melhora no desenvolvimento da aprendizagem no componente curricular de psicomotricidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.