RESUMO Este estudo é um recorte de pesquisa científica, a nível de Mestrado, que propõe uma discussão sobre como ocorre o processo de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas classes comuns do Ensino Fundamental, anos finais, de duas escolas da rede municipal de Nova Prata/RS, na perspectiva do educador da sala regular e do professor da sala de Atendimento Educacional Especializado. Partindo desta temática de investigação, o objetivo é discutir aspectos importantes do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como uma abordagem curricular acessível. Dessa forma, por meio de uma pesquisa bibliográfica, são trazidos para a discussão conceitos, princípios e aplicação do DUA sustentados teoricamente em Nunes e Madureira (2015), Zerbato e Mendes (2018), Böck, Gesser e Nuernberg (2020) e Borges e Schmidt (2021). O levantamento teórico realizado apontou que pensar no TEA como um espectro sinaliza para a enorme gama de diferenças individuas entre esses estudantes. Na escola comum, essas diferenças podem ser evidenciadas e impactar nas práticas pedagógicas. Uma possibilidade de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes com TEA é o DUA. Os resultados parciais apontam para a necessidade de acomodações curriculares que se baseiem em avaliações cuidadosas do aluno em todas as áreas de funcionamento. Assim, o currículo escolar poderá estimular potencialidades visando aumentar habilidades de aprendizagem e indicadores de funcionamento adaptativo que, no TEA, são bastante importantes.