Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100923
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8533
    "inscrito_id" => 25380
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO"
    "resumo" => "No decorrer dos anos, os processos de ensino e aprendizagem de Matemática têm sido considerados desafiadores e pouco atrativos para os alunos. As abordagens de ensino da disciplina não tem conseguido despertar interesse e curiosidade dos estudantes, chegando a serem rotuladas como ineficazes. O presente trabalho objetiva relatar a construção e execução de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo de trigonometria do triângulo retângulo e ciclo trigonométrico, explorando a introdução de tópicos sobre a forma polar de um numero complexo. A construção da proposta apoiou-se nas contribuições teóricas de Zabala (2014) e Grando (2004) e foi realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de reforçar a aprendizagem discente e estimular sua motivação em relação aos conteúdos abordados, com 32 alunos do quinto semestre do curso de Ensino Médio Integrado a Mecânica de 11 a 25 de maio de 2023. A estruturação das atividades considerou a interconexão teoria e prática, com foco na construção conjunta do conhecimento. Durante a realização da SD, os alunos foram incentivados a explorar os conceitos trigonométricos por meio de atividades práticas e resolução de problemas contextualizados. Uma característica da SD foi o envolvimento ativo dos alunos na construção do ciclo trigonométrico que foi utilizado durante as aulas. Essa abordagem colaborativa não apenas proporcionou aos estudantes senso de responsabilidade sobre o processo de aprendizagem, mas também promoveu a compreensão dos conceitos estudados. Os resultados da implementação da SD foram avaliados por meio de observações de aula, análise de trabalhos produzidos pelos alunos e feedbacks qualitativos. Evidenciou-se maior interesse dos estudantes pela trigonometria, bem como melhoria na proficiência quanto a resolução de problemas trigonométricos e no uso correto das relações do ciclo trigonométrico e do triângulo retângulo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25380_TB8533_04102023102425.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERO SOARES CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "CICERO"
    "autor_email" => "cicero.soares.cavalcante2"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100923
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8533
    "inscrito_id" => 25380
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO"
    "resumo" => "No decorrer dos anos, os processos de ensino e aprendizagem de Matemática têm sido considerados desafiadores e pouco atrativos para os alunos. As abordagens de ensino da disciplina não tem conseguido despertar interesse e curiosidade dos estudantes, chegando a serem rotuladas como ineficazes. O presente trabalho objetiva relatar a construção e execução de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo de trigonometria do triângulo retângulo e ciclo trigonométrico, explorando a introdução de tópicos sobre a forma polar de um numero complexo. A construção da proposta apoiou-se nas contribuições teóricas de Zabala (2014) e Grando (2004) e foi realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de reforçar a aprendizagem discente e estimular sua motivação em relação aos conteúdos abordados, com 32 alunos do quinto semestre do curso de Ensino Médio Integrado a Mecânica de 11 a 25 de maio de 2023. A estruturação das atividades considerou a interconexão teoria e prática, com foco na construção conjunta do conhecimento. Durante a realização da SD, os alunos foram incentivados a explorar os conceitos trigonométricos por meio de atividades práticas e resolução de problemas contextualizados. Uma característica da SD foi o envolvimento ativo dos alunos na construção do ciclo trigonométrico que foi utilizado durante as aulas. Essa abordagem colaborativa não apenas proporcionou aos estudantes senso de responsabilidade sobre o processo de aprendizagem, mas também promoveu a compreensão dos conceitos estudados. Os resultados da implementação da SD foram avaliados por meio de observações de aula, análise de trabalhos produzidos pelos alunos e feedbacks qualitativos. Evidenciou-se maior interesse dos estudantes pela trigonometria, bem como melhoria na proficiência quanto a resolução de problemas trigonométricos e no uso correto das relações do ciclo trigonométrico e do triângulo retângulo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25380_TB8533_04102023102425.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERO SOARES CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "CICERO"
    "autor_email" => "cicero.soares.cavalcante2"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No decorrer dos anos, os processos de ensino e aprendizagem de Matemática têm sido considerados desafiadores e pouco atrativos para os alunos. As abordagens de ensino da disciplina não tem conseguido despertar interesse e curiosidade dos estudantes, chegando a serem rotuladas como ineficazes. O presente trabalho objetiva relatar a construção e execução de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo de trigonometria do triângulo retângulo e ciclo trigonométrico, explorando a introdução de tópicos sobre a forma polar de um numero complexo. A construção da proposta apoiou-se nas contribuições teóricas de Zabala (2014) e Grando (2004) e foi realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de reforçar a aprendizagem discente e estimular sua motivação em relação aos conteúdos abordados, com 32 alunos do quinto semestre do curso de Ensino Médio Integrado a Mecânica de 11 a 25 de maio de 2023. A estruturação das atividades considerou a interconexão teoria e prática, com foco na construção conjunta do conhecimento. Durante a realização da SD, os alunos foram incentivados a explorar os conceitos trigonométricos por meio de atividades práticas e resolução de problemas contextualizados. Uma característica da SD foi o envolvimento ativo dos alunos na construção do ciclo trigonométrico que foi utilizado durante as aulas. Essa abordagem colaborativa não apenas proporcionou aos estudantes senso de responsabilidade sobre o processo de aprendizagem, mas também promoveu a compreensão dos conceitos estudados. Os resultados da implementação da SD foram avaliados por meio de observações de aula, análise de trabalhos produzidos pelos alunos e feedbacks qualitativos. Evidenciou-se maior interesse dos estudantes pela trigonometria, bem como melhoria na proficiência quanto a resolução de problemas trigonométricos e no uso correto das relações do ciclo trigonométrico e do triângulo retângulo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.