Este artigo, fruto de uma atividade avaliativa da disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, tem a intenção de analisar as estratégias didáticas utilizadas pelo professor de Ciências, do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Aquiraz-Ce, aplicadas para um aluno devidamente diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Trata-se de um estudo descritivo-explicativo, do tipo pesquisa de campo, dentro da abordagem qualitativa, sendo ela dividida nas seguintes etapas: observação e análise da aula, aplicação de um questionário ao professor, a análise das etapas anteriores para confirmar ou refutar a hipótese desta pesquisa. Após a aplicação do questionário e análise da aula, foi possível perceber que mesmo com a execução das estratégias, do professor, o aluno apresenta um rendimento mediano comparado aos colegas da mesma sala, com a mesma idade. Vale ressaltar que segundo Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) é a dedicação do educador, a proximidade dele com cada aluno, que revelará quais e quantas dicas trarão o benefício esperado. Logo, dependendo das estratégias utilizadas pelo professor em suas aulas talvez não seja possível identificar e suprir as necessidades de aprendizagem desse aluno. Fazendo-se necessário um planejamento mais específico que atenda às necessidades educacionais específicas de cada aluno promovendo uma aprendizagem efetiva.