A presente pesquisa bibliográfica tem como objetivo analisar os desafios históricos enfrentados pelo Conjunto Palmeiras no contexto da política pública de habitação, com foco nas relações entre os movimentos sociais, os sujeitos envolvidos e os processos educativos. O Conjunto Palmeiras, localizado na cidade de Fortaleza/Ceará, destaca-se como um dos maiores bairros populares da região, enfrentando desafios históricos em relação à precariedade habitacional e à carência de serviços públicos de qualidade. Nesse cenário, os movimentos sociais emergem como atores fundamentais, congregando e articulando os sujeitos afetados por essas adversidades. Através de mobilizações, protestos e reivindicações, tais movimentos buscam promover transformações estruturais e melhorias nas políticas públicas voltadas à habitação. Os sujeitos envolvidos nos movimentos sociais do Conjunto Palmeiras são diversos e representam a pluralidade socioeconômica e cultural da região. Compreendem-se moradores, líderes comunitários, estudantes e professores engajados na busca por soluções aos desafios habitacionais. Nesse sentido, os processos educativos desempenham um papel crucial, ao proporcionar conscientização, organização e capacitação a esses sujeitos, fortalecendo sua capacidade de mobilização e influência sobre as políticas públicas. Destaca-se a abordagem da Educação Popular como uma importante estratégia nesse contexto, valorizando os conhecimentos e experiências dos sujeitos envolvidos. Por meio de práticas educativas inovadoras e dialógicas, busca-se construir um processo de aprendizagem que ultrapasse os limites das instituições de ensino, envolvendo a comunidade em discussões e reflexões sobre as questões habitacionais e suas implicações políticas. Nesse contexto, a presente pesquisa bibliográfica visa fornecer uma compreensão aprofundada dos desafios históricos enfrentados pelo Conjunto Palmeiras no âmbito da política pública de habitação. Destaca-se a relevância dos movimentos sociais, dos sujeitos envolvidos e dos processos educativos, especialmente a Educação Popular, como elementos cruciais para o fortalecimento dessas lutas e a promoção de transformações sociais significativas.