O PAPEL DO HIPERTEXTO PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97881 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4309 "inscrito_id" => 14464 "titulo" => "O PAPEL DO HIPERTEXTO PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "A tecnologia e os recursos digitais estão presentes no cotidiano das pessoas e têm gerado grandes benefícios em diversas áreas da sociedade. No que diz respeito à educação, destacamos o surgimento de novas linguagens, textos publicados nas plataformas digitais, nas mídias sociais, blogs, site, entre outros. E um desses veículos de comunicação digital é o chamado hipertexto, muito utilizado nos ambientes virtuais, instrumento de leitura e escrita, de fácil acesso e que se apresenta como novo meio de aprendizado da língua. Logo, o objetivo geral da pesquisa foi analisar o uso do hipertexto como recurso no aprendizado da língua portuguesa. Para isso foi percorrido um caminho de apresentação da evolução da tecnologia na história da humanidade; sua importância na melhoria de condições de vida da população; a viabilização da comunicação, até chegar ao conceito de hipertexto e à sua contribuição como fonte de pesquisa e aprendizado da língua portuguesa. Para realização desse trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa utilizando o método de revisão da literatura, visando explorar estudos encontrados nos sites eletrônicos de dados científicos, através das palavras-chaves: hipertexto, TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), TDIC (Tecnologia Digital de Informação e Comunicação) e língua portuguesa, explorando o período 2015 a 2022. Por fim, considera-se o tema relevante para o aprendizado da língua portuguesa, levando em conta que estamos dentro de uma nova realidade gerada pela tecnologia digital em que tudo e todos estão interligados, e a linguagem circula neste ambiente, logo precisa ser atualizada através de novos métodos de ensino e aprendizagem, e o hipertexto é um deles. Sua utilização está cada vez maior, ele é produzido em grande volume, diariamente, inclusive, oferece oportunidades no mercado de trabalho para aqueles que aprendem a produzi-lo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14464_TB4309_18082023111230.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA FERREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Luciana Lima" "autor_email" => "ferreiradelima.luciana@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97881 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4309 "inscrito_id" => 14464 "titulo" => "O PAPEL DO HIPERTEXTO PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "A tecnologia e os recursos digitais estão presentes no cotidiano das pessoas e têm gerado grandes benefícios em diversas áreas da sociedade. No que diz respeito à educação, destacamos o surgimento de novas linguagens, textos publicados nas plataformas digitais, nas mídias sociais, blogs, site, entre outros. E um desses veículos de comunicação digital é o chamado hipertexto, muito utilizado nos ambientes virtuais, instrumento de leitura e escrita, de fácil acesso e que se apresenta como novo meio de aprendizado da língua. Logo, o objetivo geral da pesquisa foi analisar o uso do hipertexto como recurso no aprendizado da língua portuguesa. Para isso foi percorrido um caminho de apresentação da evolução da tecnologia na história da humanidade; sua importância na melhoria de condições de vida da população; a viabilização da comunicação, até chegar ao conceito de hipertexto e à sua contribuição como fonte de pesquisa e aprendizado da língua portuguesa. Para realização desse trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa utilizando o método de revisão da literatura, visando explorar estudos encontrados nos sites eletrônicos de dados científicos, através das palavras-chaves: hipertexto, TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), TDIC (Tecnologia Digital de Informação e Comunicação) e língua portuguesa, explorando o período 2015 a 2022. Por fim, considera-se o tema relevante para o aprendizado da língua portuguesa, levando em conta que estamos dentro de uma nova realidade gerada pela tecnologia digital em que tudo e todos estão interligados, e a linguagem circula neste ambiente, logo precisa ser atualizada através de novos métodos de ensino e aprendizagem, e o hipertexto é um deles. Sua utilização está cada vez maior, ele é produzido em grande volume, diariamente, inclusive, oferece oportunidades no mercado de trabalho para aqueles que aprendem a produzi-lo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14464_TB4309_18082023111230.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA FERREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Luciana Lima" "autor_email" => "ferreiradelima.luciana@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }