Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BNCC: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97375
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3623
    "inscrito_id" => 5518
    "titulo" => "BNCC: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "As perspectivas de leitura na escola, por muito tempo, caracterizaram-se por atividades nas quais ocorria apenas a decodificação, não se valorizava a construção do sentido do texto, o significado da leitura estava depositado nas palavras e não na interação ocorrida entre texto e leitor, no entanto, com o surgimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) este cenário mudou. Visando analisar este novo cenário da leitura prescrita pela BNCC para a sala de aula este trabalho tem como objetivo geral: “Analisar as perspectivas de leitura orientadas pela BNCC para o trabalho em aulas de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF)”. E como objetivos específicos (I) identificar as estratégias e procedimentos de leitura presentes na BNCC anos iniciais do EF; (II) descrever as estratégias e procedimentos de leitura presente na BNCC anos iniciais; (III) compreender quais habilidades são propostas para serem desenvolvidas por meio do trabalho com a leitura nos anos iniciais do EF. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental (BARBOSA, 2008; SOUSA, 2021), na qual analisamos o eixo de leitura da BNCC nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal análise baseou-se nas teorias sobre ensino de leitura de Klaiman (1989); Antunes (2003); Koch e Elias (2006); Oliveira (2010); Cagliari (2012); e Carvalho (2018). Para tanto, conclui-se que a leitura a partir de uma visão tradicional não deve mais ser considerada, pois a leitura defendida pela BNCC visa a interação entre o objeto, estratégias, procedimentos e habilidades a serem desenvolvidas pelo leitor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5518_TB3623_22102023183446.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉLICE MORGANA SANTIAGO DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "ÉLICE MORGANA"
    "autor_email" => "morganaelice@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97375
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3623
    "inscrito_id" => 5518
    "titulo" => "BNCC: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "As perspectivas de leitura na escola, por muito tempo, caracterizaram-se por atividades nas quais ocorria apenas a decodificação, não se valorizava a construção do sentido do texto, o significado da leitura estava depositado nas palavras e não na interação ocorrida entre texto e leitor, no entanto, com o surgimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) este cenário mudou. Visando analisar este novo cenário da leitura prescrita pela BNCC para a sala de aula este trabalho tem como objetivo geral: “Analisar as perspectivas de leitura orientadas pela BNCC para o trabalho em aulas de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF)”. E como objetivos específicos (I) identificar as estratégias e procedimentos de leitura presentes na BNCC anos iniciais do EF; (II) descrever as estratégias e procedimentos de leitura presente na BNCC anos iniciais; (III) compreender quais habilidades são propostas para serem desenvolvidas por meio do trabalho com a leitura nos anos iniciais do EF. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental (BARBOSA, 2008; SOUSA, 2021), na qual analisamos o eixo de leitura da BNCC nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal análise baseou-se nas teorias sobre ensino de leitura de Klaiman (1989); Antunes (2003); Koch e Elias (2006); Oliveira (2010); Cagliari (2012); e Carvalho (2018). Para tanto, conclui-se que a leitura a partir de uma visão tradicional não deve mais ser considerada, pois a leitura defendida pela BNCC visa a interação entre o objeto, estratégias, procedimentos e habilidades a serem desenvolvidas pelo leitor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5518_TB3623_22102023183446.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉLICE MORGANA SANTIAGO DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "ÉLICE MORGANA"
    "autor_email" => "morganaelice@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As perspectivas de leitura na escola, por muito tempo, caracterizaram-se por atividades nas quais ocorria apenas a decodificação, não se valorizava a construção do sentido do texto, o significado da leitura estava depositado nas palavras e não na interação ocorrida entre texto e leitor, no entanto, com o surgimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) este cenário mudou. Visando analisar este novo cenário da leitura prescrita pela BNCC para a sala de aula este trabalho tem como objetivo geral: “Analisar as perspectivas de leitura orientadas pela BNCC para o trabalho em aulas de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF)”. E como objetivos específicos (I) identificar as estratégias e procedimentos de leitura presentes na BNCC anos iniciais do EF; (II) descrever as estratégias e procedimentos de leitura presente na BNCC anos iniciais; (III) compreender quais habilidades são propostas para serem desenvolvidas por meio do trabalho com a leitura nos anos iniciais do EF. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental (BARBOSA, 2008; SOUSA, 2021), na qual analisamos o eixo de leitura da BNCC nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal análise baseou-se nas teorias sobre ensino de leitura de Klaiman (1989); Antunes (2003); Koch e Elias (2006); Oliveira (2010); Cagliari (2012); e Carvalho (2018). Para tanto, conclui-se que a leitura a partir de uma visão tradicional não deve mais ser considerada, pois a leitura defendida pela BNCC visa a interação entre o objeto, estratégias, procedimentos e habilidades a serem desenvolvidas pelo leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.