O ENSINO DA FUNÇÃO AFIM COM FOCO EM SEUS GRÁFICOS COM O USO DO GEOGEBRA O uso de recursos tecnológicos para a implementação de práticas educacionais, motivados pelo advento da pandemia do Covid-19, mostrou-se ainda mais necessário nos tempos atuais. A ferramenta Geogebra é um excelente recurso para proporcionar aos alunos mecanismos para absorverem, de forma mais eficaz, alguns conteúdos do Ensino Médio como o estudo das funções afim e seus gráficos. Motivados pela necessidade dos alunos da Licenciatura em Matemática do Campus São Paulo do Potengi/RN em aperfeiçoar sua formação inicial como professores da educação básica no curso, objetivo base do Projeto de Residência Pedagógica (PRP) no qual eles estão inseridos, escrevemos este artigo como proposta de apresentar os resultados de um estudo de caso realizado em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maurício Freire (EEMF), localizada na cidade de São Paulo do Potengi/RN. Utilizando a ferramenta do Geogebra, com o intuito de ensinar funções afins e seus gráficos aos alunos do Ensino Médio, os alunos residentes farão com que os alunos do Médio tenham um primeiro contato com o software, observando os comandos básicos para descrever as funções de forma algébrica, bem como implementar seus gráficos a partir de suas equações. Na sequência os alunos residentes descreverão as definições e conceitos relativos ao estudo da função afim e seus gráficos de acordo com o currículo escolar exigido. Em seguida se buscará utilizar do Geogebra para contextualizar os assuntos abordados a situações do cotidiano. Espera-se ao fim do estudo de caso verificar como o Geogebra contribuiu para o ensino e aprendizagem de funções afim e seus gráficos. Palavras-Chave: Equação afim, Geogebra, Formação inicial, Ensino, Aprendizagem