Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97829
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4241
    "inscrito_id" => 6111
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A educação vem passando por constantes transformações ao longo dos anos, impulsionadas pelos avanços tecnológicos. No contexto atual, o uso da tecnologia no ensino de Língua Portuguesa aos alunos do Ensino Médio mostrou-se uma ferramenta promissora, capaz de potencializar o processo de ensino e aprendizagem, transformando a maneira como os alunos se relacionam com os conteúdos, como relatado no artigo de Barcellos (2015). Diante disso, o presente trabalho visa analisar a influência da tecnologia em sala de aula, sobretudo, nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio, baseados em estudos a respeito da temática, como a teoria de Manuel Castells "o poder, na sociedade em rede, é o poder de comunicação", que busca compreender as relações sociais e de poder dentro do meio da internet; Pierre Lévy com a teoria "A inteligência coletiva", cuja proposta é trazer para o contexto da sala de aula o conceito de informação e as tecnologias da informação e comunicação; Vygotsky e sua teoria “Aprendizagem em desenvolvimento”, defendendo que o indivíduo não adquire conhecimentos apenas com os educadores. A pesquisa baseia-se no estudo de Domingos e da Silva Franco (2020), no estudo de Vieira, Lima dos Santos, e Goulart (2021), cujos objetivos foram produzir conhecimentos sobre os avanços tecnológicos do século XXI e como os professores lidam com as tecnologias na educação. Para este artigo em construção, buscaremos identificar as principais ferramentas tecnológicas utilizadas pelo professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio, analisar como a tecnologia pode ser utilizada para enriquecer as atividades em sala de aula, investigar a relação entre o uso da tecnologia e o desempenho escolar do aluno nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, a fim de evidenciar possíveis diferenças significativas na aprendizagem entre alunos que utilizam a tecnologia nas aulas de português e aqueles que não utilizam."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6111_TB4241_20112023152855.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIANNY APARECIDA DINIZ DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "AIANNY SOUSA"
    "autor_email" => "aianny.sousa@aluno.uepb.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97829
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4241
    "inscrito_id" => 6111
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A educação vem passando por constantes transformações ao longo dos anos, impulsionadas pelos avanços tecnológicos. No contexto atual, o uso da tecnologia no ensino de Língua Portuguesa aos alunos do Ensino Médio mostrou-se uma ferramenta promissora, capaz de potencializar o processo de ensino e aprendizagem, transformando a maneira como os alunos se relacionam com os conteúdos, como relatado no artigo de Barcellos (2015). Diante disso, o presente trabalho visa analisar a influência da tecnologia em sala de aula, sobretudo, nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio, baseados em estudos a respeito da temática, como a teoria de Manuel Castells "o poder, na sociedade em rede, é o poder de comunicação", que busca compreender as relações sociais e de poder dentro do meio da internet; Pierre Lévy com a teoria "A inteligência coletiva", cuja proposta é trazer para o contexto da sala de aula o conceito de informação e as tecnologias da informação e comunicação; Vygotsky e sua teoria “Aprendizagem em desenvolvimento”, defendendo que o indivíduo não adquire conhecimentos apenas com os educadores. A pesquisa baseia-se no estudo de Domingos e da Silva Franco (2020), no estudo de Vieira, Lima dos Santos, e Goulart (2021), cujos objetivos foram produzir conhecimentos sobre os avanços tecnológicos do século XXI e como os professores lidam com as tecnologias na educação. Para este artigo em construção, buscaremos identificar as principais ferramentas tecnológicas utilizadas pelo professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio, analisar como a tecnologia pode ser utilizada para enriquecer as atividades em sala de aula, investigar a relação entre o uso da tecnologia e o desempenho escolar do aluno nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, a fim de evidenciar possíveis diferenças significativas na aprendizagem entre alunos que utilizam a tecnologia nas aulas de português e aqueles que não utilizam."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6111_TB4241_20112023152855.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIANNY APARECIDA DINIZ DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "AIANNY SOUSA"
    "autor_email" => "aianny.sousa@aluno.uepb.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação vem passando por constantes transformações ao longo dos anos, impulsionadas pelos avanços tecnológicos. No contexto atual, o uso da tecnologia no ensino de Língua Portuguesa aos alunos do Ensino Médio mostrou-se uma ferramenta promissora, capaz de potencializar o processo de ensino e aprendizagem, transformando a maneira como os alunos se relacionam com os conteúdos, como relatado no artigo de Barcellos (2015). Diante disso, o presente trabalho visa analisar a influência da tecnologia em sala de aula, sobretudo, nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio, baseados em estudos a respeito da temática, como a teoria de Manuel Castells "o poder, na sociedade em rede, é o poder de comunicação", que busca compreender as relações sociais e de poder dentro do meio da internet; Pierre Lévy com a teoria "A inteligência coletiva", cuja proposta é trazer para o contexto da sala de aula o conceito de informação e as tecnologias da informação e comunicação; Vygotsky e sua teoria “Aprendizagem em desenvolvimento”, defendendo que o indivíduo não adquire conhecimentos apenas com os educadores. A pesquisa baseia-se no estudo de Domingos e da Silva Franco (2020), no estudo de Vieira, Lima dos Santos, e Goulart (2021), cujos objetivos foram produzir conhecimentos sobre os avanços tecnológicos do século XXI e como os professores lidam com as tecnologias na educação. Para este artigo em construção, buscaremos identificar as principais ferramentas tecnológicas utilizadas pelo professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio, analisar como a tecnologia pode ser utilizada para enriquecer as atividades em sala de aula, investigar a relação entre o uso da tecnologia e o desempenho escolar do aluno nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, a fim de evidenciar possíveis diferenças significativas na aprendizagem entre alunos que utilizam a tecnologia nas aulas de português e aqueles que não utilizam.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.