Esse trabalho foi pensado a partir da experiência do estágio supervisionado II, cuja disciplina é da grade curricular do curso de Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa, de caráter obrigatório para conclusão do curso e fundamental para a formação de professores. Desenvolvido sob orientações da professora ministrante da disciplina e após uma roda de seminários executados pela turma, com a finalidade de preparar esse campo de observação em sala de aula. A Universidade Federal de Campina Grande tem parceria com as instituições de ensino fundamental e médio das escolas públicas de ensino, possibilitando a realização de estágios observacionais e regenciais dos graduandos em licenciaturas do campus. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba oferta diversos cursos em geral, dentre eles, tem os da modalidade integral, ou seja, cursos de ensino médio e técnico em áreas diversas, e por ser uma escola de excelência acadêmica foi ligeiramente associada ao desejo de execução do estágio supervisionado obrigatório. O objetivo foi analisar as abordagens disciplinares, a prática docente e a interação dos alunos na sala de aula em consonância com os pressupostos teóricos de autores como Antunes (2010) e da BNCC (2017). Dessa forma, a prática docente se faz na vivência entre professor e aluno, são nas mais diversas situações que o professor vai se construindo e moldando a sua prática pedagógica, é ainda, de muita valia essa oportunidade de estágio para o graduando que na busca pelo seu aperfeiçoamento tem a experiencia com o seu campo de estudo e das futuras abordagens desempenhadas através do professor de ensino médio com os estudantes.