BOLSA PERMANÊNCIA: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO, CAMPUS IMPERATRIZ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97749 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4130 "inscrito_id" => 17238 "titulo" => "BOLSA PERMANÊNCIA: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO, CAMPUS IMPERATRIZ" "resumo" => "A Bolsa Permanência é uma política pública voltada à concessão de auxílio financeiro aos estudantes, sobretudo, aos estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior e assim contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados, e busca promover a democratização do acesso ao ensino superior. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a concepção dos estudantes de ciências biológicas beneficiários do programa no ciclo 2022-2023 na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), pretende-se analisar se a bolsa contribui significativamente para a permanência estudantil. Portanto, a pesquisa tem como objetivo específico: compreender as percepções dos alunos beneficiados e apontar os principais benefícios e desafios enfrentados pelos mesmos, tal como suas opiniões e sugestões de melhorias. O estudo será realizado fazendo uso de abordagem qualitativa, por meio de questionários individuais que abordaram temas como o efeito da bolsa na continuidade da graduação e na qualidade de vida dos estudantes. Desse modo, espera-se que os resultados desse trabalho forneçam uma percepção mais aperfeiçoada de como os alunos percebem esse auxílio financeiro; e que possam amparar na avaliação e aperfeiçoamento contínuo do programa, proporcionando maior eficácia na garantia da permanência dos acadêmicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17238_TB4130_04102023155842.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIVIA LIMA GOMES" "autor_nome_curto" => "Livia Gomes" "autor_email" => "livia.gomes@uemasul.edu.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97749 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4130 "inscrito_id" => 17238 "titulo" => "BOLSA PERMANÊNCIA: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO, CAMPUS IMPERATRIZ" "resumo" => "A Bolsa Permanência é uma política pública voltada à concessão de auxílio financeiro aos estudantes, sobretudo, aos estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior e assim contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados, e busca promover a democratização do acesso ao ensino superior. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a concepção dos estudantes de ciências biológicas beneficiários do programa no ciclo 2022-2023 na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), pretende-se analisar se a bolsa contribui significativamente para a permanência estudantil. Portanto, a pesquisa tem como objetivo específico: compreender as percepções dos alunos beneficiados e apontar os principais benefícios e desafios enfrentados pelos mesmos, tal como suas opiniões e sugestões de melhorias. O estudo será realizado fazendo uso de abordagem qualitativa, por meio de questionários individuais que abordaram temas como o efeito da bolsa na continuidade da graduação e na qualidade de vida dos estudantes. Desse modo, espera-se que os resultados desse trabalho forneçam uma percepção mais aperfeiçoada de como os alunos percebem esse auxílio financeiro; e que possam amparar na avaliação e aperfeiçoamento contínuo do programa, proporcionando maior eficácia na garantia da permanência dos acadêmicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17238_TB4130_04102023155842.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIVIA LIMA GOMES" "autor_nome_curto" => "Livia Gomes" "autor_email" => "livia.gomes@uemasul.edu.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }