Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NACIONAIS COMO INSTRUMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95705
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1392
    "inscrito_id" => 2407
    "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NACIONAIS COMO INSTRUMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS"
    "resumo" => "Um dos pilares preconizados pela Base Nacional Comum Curricular, atual documento normativo da Educação Básica, é que os alunos possam ter acesso, compreendam as linguagens e façam uso dos diversos gêneros textuais/discursivos. O componente curricular Língua Portuguesa, ao indicar a continuidade do trabalho com gêneros textuais/discursivos, já previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), a BNCC propõe diferentes campos de atuação para orientar o desenvolvimento das aprendizagens em contextos situados. Para isso, analisaremos as Histórias em Quadrinhos como instrumentos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem. Sabe-se a partir de estudos na área de Letras, Pedagogia e Comunicação Social que o gênero vai de contra ao analfabetismo funcional entre os jovens da comunidade surda, por meio da incitação de suas múltiplas inteligências em uma perspectiva transdisciplinar. O uso dos quadrinhos como ferramenta estratégica pedagógica de educação bilíngue, da escrita para a interpretação textual, supre de forma tênue a escassez de materiais paradidáticos concentrados na convergência entre o português e a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. De modo a contornar o uso dos moldes tradicionais, geralmente com práticas homogeneizadoras, sem considerar as singularidades linguísticas inerentes e os estímulos visuoespaciais necessários ao sujeito surdo. No contexto das discussões quanto à necessidade de aproximar o Ensino Médio da realidade, a presente pesquisa propõe trazer uma proposta didática de atividade de ensino baseada na utilização de Histórias em Quadrinhos na Educação (2017). Para a construção dessa pesquisa nos ancoramos em teóricos como Bakhtin (1997), Cirne (2006), Luyten (1991), Quadros e SCHMIEDT (2006). Sendo assim, faremos uso de uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfica e exploratória que resulta na construção de um plano de aula interdisciplinar aplicável no ensino da leitura crítica, passível de aplicação em escolas de referência, por meio da instigação à decodificação da linguagem verbal, não verbal ou ambas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65858605405dd_22122023095013.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-22 09:50:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA GIRLAINE GUIMARÃES LEAL"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA LEAL"
    "autor_email" => "jessicagirlaineifpb@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95705
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1392
    "inscrito_id" => 2407
    "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NACIONAIS COMO INSTRUMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS"
    "resumo" => "Um dos pilares preconizados pela Base Nacional Comum Curricular, atual documento normativo da Educação Básica, é que os alunos possam ter acesso, compreendam as linguagens e façam uso dos diversos gêneros textuais/discursivos. O componente curricular Língua Portuguesa, ao indicar a continuidade do trabalho com gêneros textuais/discursivos, já previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), a BNCC propõe diferentes campos de atuação para orientar o desenvolvimento das aprendizagens em contextos situados. Para isso, analisaremos as Histórias em Quadrinhos como instrumentos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem. Sabe-se a partir de estudos na área de Letras, Pedagogia e Comunicação Social que o gênero vai de contra ao analfabetismo funcional entre os jovens da comunidade surda, por meio da incitação de suas múltiplas inteligências em uma perspectiva transdisciplinar. O uso dos quadrinhos como ferramenta estratégica pedagógica de educação bilíngue, da escrita para a interpretação textual, supre de forma tênue a escassez de materiais paradidáticos concentrados na convergência entre o português e a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. De modo a contornar o uso dos moldes tradicionais, geralmente com práticas homogeneizadoras, sem considerar as singularidades linguísticas inerentes e os estímulos visuoespaciais necessários ao sujeito surdo. No contexto das discussões quanto à necessidade de aproximar o Ensino Médio da realidade, a presente pesquisa propõe trazer uma proposta didática de atividade de ensino baseada na utilização de Histórias em Quadrinhos na Educação (2017). Para a construção dessa pesquisa nos ancoramos em teóricos como Bakhtin (1997), Cirne (2006), Luyten (1991), Quadros e SCHMIEDT (2006). Sendo assim, faremos uso de uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfica e exploratória que resulta na construção de um plano de aula interdisciplinar aplicável no ensino da leitura crítica, passível de aplicação em escolas de referência, por meio da instigação à decodificação da linguagem verbal, não verbal ou ambas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65858605405dd_22122023095013.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-22 09:50:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA GIRLAINE GUIMARÃES LEAL"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA LEAL"
    "autor_email" => "jessicagirlaineifpb@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Um dos pilares preconizados pela Base Nacional Comum Curricular, atual documento normativo da Educação Básica, é que os alunos possam ter acesso, compreendam as linguagens e façam uso dos diversos gêneros textuais/discursivos. O componente curricular Língua Portuguesa, ao indicar a continuidade do trabalho com gêneros textuais/discursivos, já previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), a BNCC propõe diferentes campos de atuação para orientar o desenvolvimento das aprendizagens em contextos situados. Para isso, analisaremos as Histórias em Quadrinhos como instrumentos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem. Sabe-se a partir de estudos na área de Letras, Pedagogia e Comunicação Social que o gênero vai de contra ao analfabetismo funcional entre os jovens da comunidade surda, por meio da incitação de suas múltiplas inteligências em uma perspectiva transdisciplinar. O uso dos quadrinhos como ferramenta estratégica pedagógica de educação bilíngue, da escrita para a interpretação textual, supre de forma tênue a escassez de materiais paradidáticos concentrados na convergência entre o português e a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. De modo a contornar o uso dos moldes tradicionais, geralmente com práticas homogeneizadoras, sem considerar as singularidades linguísticas inerentes e os estímulos visuoespaciais necessários ao sujeito surdo. No contexto das discussões quanto à necessidade de aproximar o Ensino Médio da realidade, a presente pesquisa propõe trazer uma proposta didática de atividade de ensino baseada na utilização de Histórias em Quadrinhos na Educação (2017). Para a construção dessa pesquisa nos ancoramos em teóricos como Bakhtin (1997), Cirne (2006), Luyten (1991), Quadros e SCHMIEDT (2006). Sendo assim, faremos uso de uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfica e exploratória que resulta na construção de um plano de aula interdisciplinar aplicável no ensino da leitura crítica, passível de aplicação em escolas de referência, por meio da instigação à decodificação da linguagem verbal, não verbal ou ambas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.